quarta-feira, 3 de junho de 2009

2009.06.03 - Trecho da BR-381 vai ser restaurado - Estado de Minas

Daniel Antunes
IPATINGA/VALADARES

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai investir, nos próximos dois anos, R$ 17,5 milhões na restauração e conservação do trecho de 100 quilômetros da BR-381 entre Ipatinga, no Vale do Aço, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. As obras, garantidas pelo Ministério dos Transportes por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), começaram esta semana. Na primeira fase, que deverá durar cerca de 10 meses, está prevista a recuperação do asfalto, já que o último recapeamento do trecho ocorreu há mais de 15 anos. Além de um novo piso, a rodovia ganhará sinalização vertical e horizontal, corte do mato nas laterais da pista e reparo das canaletas de drenagem.

As obras começaram na segunda-feira no perímetro urbano de Ipatinga e estão sob responsabilidade da empreiteira Apia, vencedora da licitação lançada do ano passado. O contrato é apenas um paliativo para melhorias do tráfego de veículos no local enquanto o imbróglio entre o Dnit e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que apresentaram projetos diferentes para duplicar a pista, não tem um desfecho.

O Dnit já abriu licitação para contratar o projeto-executivo para duplicação dos 301 quilômetros da rodovia entre Belo Horizonte e Governador Valadares. ANTT quer licitar a concessão do mesmo trecho à exploração pela iniciativa privada. “É preciso ficar claro que esse é um contrato de restauração e manutenção. Nada será construído ao longo do percurso entre essas duas cidades, mas vai melhorar significativamente o tráfego nesse trecho”, garantiu o supervisor do Dnit em Governador Valadares, Ricardo Freitas.

LENTIDÃO A estimativa do Dnit é de que circulem mais de 10 mil veículos por dia no trecho entre Governador Valadares e Ipatinga. Com as obras, a tendência é de que o percurso fique lento nos próximos meses. “Algumas intervenções serão necessárias, o que vai forçar o motorista a ter paciência, já que por causa das obras é possível que o tráfego esteja liberado momentaneamente em uma pista apenas”, explicou.

As obras tiveram início no perímetro urbano de Ipatinga, perto do entorno do estádio Ipatingão, com a fresagem do asfalto. Nesse trabalho, uma máquina retira uma camada de aproximadamente quatro centímetros do asfalto velho e em seguida é aplicado um impermeabilizante, antes da recomposição do asfalto. A restauração da rodovia terminará no Anel Rodoviário de Valadares, no Bairro Capim, saída para o Espírito Santo.

O piso velho e ondulado é desafio diário para motoristas que enfrentam a rodovia. Em alguns pontos é necessário invadir a contramão para evitar ondulações. “A pista está muito irregular, o que torna a direção mais perigosa. Além disso, há muita imprudência dos motoristas que não respeitam o limite de velocidade”, comentou o caminhoneiro Valdivino Chagas do Maranhão, de 56 anos.

A luta pela duplicação

A BR-381 é uma das mais importantes e perigosas do país. Somente no trecho entre Valadares e Ipatinga, 18 pessoas morreram em 386 acidentes no ano passado, segundo pesquisa do vereador Lierte Junior (PMN), de Valadares. O relatório com os sinistros na rodovia foi entregue ontem à noite à frente parlamentar de deputados que luta pela duplicação da rodovia. “Só quem passa pelo trecho sabe dos riscos que está correndo. É uma verdadeira carnificina”, declarou Lierte Junior, que em Valadares lidera a frente municipal em prol da duplicação da estrada. O documento detalha a quantidade de acidentes a cada cinco quilômetros ao longo da rodovia. O cruzamento de dados foi feito por meio de informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Os números impressionam e reforçam a tese de que algo tem de ser feito para impedir que mais pessoas percam suas vidas na estrada”, disse.

No ano passado, o trecho da BR-381 entre Valadares e Belo Horizonte matou 277 pessoas e deixou 1.275 feridos graves em 8.254 acidentes. No fim da tarde de segunda-feira, a rodovia fez mais uma vítima. De acordo com a polícia, o Fiat Uno de placa HEQ 0857, de Coronel Fabriciano, dirigido por Luiz Pereira Batista, de 29 anos, seguia em direção a Ipatinga quando bateu de frente no Golf HAI 4421, de Ipatinga, conduzido por Sudário Oliveira Soares Filho, de 25. O motorista do Uno morreu na hora. Quatro passageiros, dois de cada carro, ficaram feridos.

Fonte: http://www.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2009/06/03/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=102501/interna_noticia.shtml

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