domingo, 28 de junho de 2009

2009.06.28 - Maior viaduto de Minas é inaugurado e reduz curvas entre Ipatinga e BH - Jva Online

O sinuoso traçado no km 299 da BR-381, perto de Antônio Dias, local conhecido como Prainha, foi desativado ontem com a inauguração de uma ponte de 510 metros de extensão e 13,2 metros de largura, para alívio dos motoristas. A obra, que começou há três anos, custou R$ 22,5 milhões. Com a desativação do trecho, além de garantir mais segurança ao motorista com a eliminação de cinco curvas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) espera dar fim a um problema crônico do km 299: as constantes quedas de barreiras que deixavam o trânsito lento onde passam 12 mil veículos por dia.

A conclusão da obra foi comemorada por motoristas. O caminhoneiro Ernesto Palhares de Merlo, de 46 anos, disse que o trecho interditado, além de estreito, ficava perto de uma ribanceira e não permitia falhas dos condutores. “Era um ponto em que a gente tinha de ter total atenção para não morrer. Se errasse uma curva, fatalmente cairia no despenhadeiro”, comentou.

A ponte tem duas pistas no sentido Belo Horizonte/ Ipatinga e uma no sentido Ipatinga/BH. O mais alto dos 11 pilares mede 98 metros de altura. Além de divisória na pista, nas laterais foram construídas barreiras para dar mais segurança ao motorista. O representante comercial Otávio de Freitas, de 28 anos, afirma que pelo menos duas vezes por semana segue de Governador Valadares à capital e espera que o número de acidentes no local também se reduza. “Era quase que normal ver tragédias naquele ponto, principalmente à noite, porque é uma região onde costuma ter muita neblina”, disse.

O Viaduto da Prainha, como também é conhecido, receberá o nome de Dr. Ronaldo de Souza, empresário do setor de comunicações de Ipatinga, morto em dezembro de 2002, em Pernambuco. Ele seguia com a mulher para Porto de Galinhas, no litoral sul, quando se perdeu na estrada e resolveu parar e pedir informações aos assassinos.

Fonte: http://www.jvaonline.com.br/noticias.asp?id_noticia=75109

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...