terça-feira, 23 de junho de 2009

2009.06.23 - Dnit "brinca com vidas na BR 381" - Jornal Bom Dia

Geral - Previsto para instalação imediata, radares poderão demorar mais de 60 dias, conforme informou órgão federal.

Mais tarde que o divulgado anteriormente, os radares prometidos pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (Dnit) para a BR 381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, devem ser instalados nos próximos 60 dias. Essa é a expectativa do supervisor do trecho entre a capital e João Monlevade, o engenheiro Alexandre Oliveira. O modelo escolhido é do tipo "pardal", como os usados em avenidas da capital.

Em contato com a reportagem na tarde de ontem, 22, o engenheiro afirmou que o processo para a instalação dos 43 aparelhos para inibir o excesso de velocidade na chamada "Rodovia da Morte" já está em Brasília.

Como os aparelhos serão comprados em caráter de urgência, não haverá licitação, porém, o órgão deve fazer uma análise de preços junto a empresas especializadas. A que apresentar o menor preço vence. Em seguida é assinado o contrato e essa decisão é publicada no Diário Oficial da União. Depois de todas essas etapas a empresa escolhida instala os aparelhos. "É possível que em 60 dias os radares estejam funcionando", disse Oliveira.

O radar escolhido, chamado popularmente de "pardal", possui sensores enterrados no chão que trabalham em conjunto com um flash. A velocidade do veículo é determinada pela distância entre as bobinas dividida pelo tempo de passagem do carro. Se esta for superior à velocidade registrada na memória do computador, o flash dispara e tira uma foto da placa do carro.

Pontos Críticos

João Monlevade terá um radar no km 360, local onde morreram no dia 25 de maio duas pessoas que viajavam em uma Parati com placa de Caeté e foram atingidos por um caminhão que havia feito uma conversão em lugar proibido.

São Gonçalo do Rio Abaixo, que recentemente lançou campanha de conscientização na rodovia, vai receber os aparelhos nos km''s 364 (Recanto Cascata), 366 (Ponte Coronel), 370 (Porteira Amarela), 375 (Montanha Lanches, região da Serra do Mel). O trecho entre Governador Valadares e Nova Era terá, provavelmente, 18 radares.

Fonte: http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=24946

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...