sábado, 27 de junho de 2009

2009.06.27 - Senado cria comissão para investigar o Dnit - Jornal Bom Dia

Geral -
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura dos Transportes (Dnit) é o novo alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado.

A intenção do senador Mário Couto (PSDB-PA), que sugeriu a instalação da CPI, é investigar possíveis irregularidades na contratação de serviços, obras, processos licitatórios e convênios do órgão federal. Couto foi apoiado por 29 parlamentares. Para criar uma CPI são necessárias pelo menos 27 assinaturas.

Em discurso no plenário da Casa na tarde de quinta-feira, 25, o senador agradeceu o apoio dos colegas. "Hoje, 25, eu posso comemorar dizendo que as assinaturas dos meus pares, a quem agradeço neste momento, vão valer para que esta nação saiba o quanto existe de corrupção no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes", comentou, dizendo que o Governo Federal gasta R$ 5 bilhões por ano com a manutenção das estradas federais, porém, a maior parte delas está em condições ruins.

Couto garantiu que vai relatar todo ato de corrupção constatado durante a CPI e fez críticas ao presidente do órgão, Luiz Antonio Pagot. "Será que este país não dá o direito àquele que paga seus impostos em dia de andar numa estrada boa? Por quê? Porque o senhor Pagot comete corrupção no Dnit", finalizou o senador.

Radares

O Dnit é órgão responsável por manter as rodovias federais em boas condições, porém, isso não acontece na prática. Um exemplo que ilustra bem essa situação é o da BR 381, mais precisamente entre BH e João Monlevade.

O trecho de 100 quilômetros é cheio de curvas e oferece muitos perigos aos motoristas. Para tentar reduzir o grande número de acidentes, o Ministério dos Transportes determinou à instalação de radares em vários pontos da rodovia, entretanto, a ordem não foi comprida pelo Dnit.

A previsão inicial era que os aparelhos estivessem em funcionamento esta semana, porém, o Dnit informou que a instalação só deva ocorrer em 60 dias.

Fonte: http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=25015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...