quinta-feira, 18 de junho de 2009

2009.06.18 - Itabira se mobiliza e anuncia paralisação da BR-381 - Via Comercial

A mesa sugeriu a paralisação, que foi apoiada pelo público presentes.

Júber Madeira

A exemplo de cidades como Caeté e São Gonçalo do Rio Abaixo, localizadas às margens da BR-381, popularmente conhecida por “Rodovia da Morte”, Itabira também se mobiliza para paralisar uma das principais estradas federais que corta grande parte do Estado de Minas Gerais. A iniciativa adere a “Campanha Duplicação Já”, iniciada no começo do ano por moradores do município de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A intenção apresentada durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (17) na Câmara Municipal de Itabira, prevê o fechamento da rodovia do trevo de Itabira ao do município de Bom Jesus do Amparo, em data ainda a ser definida, com o objetivo de alertar os órgãos competentes e o Governo Federal para os números crescentes de acidentes com vitimas fatais na BR, cada vez mais comum no dia a dia dos mineiros.

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A mobilização conta com o apoio de políticos importantes do município como o do deputado estadual Ronaldo Lage Magalhães (PSDB), do prefeito João Izael Querino Coelho (PR), do vice-prefeito Roberto Ferreira Chaves (PSDB), do presidente da Câmara Neidson Dias de Freitas (PP), do vereador e presidente da Comissão de Transporte Público e Sistema Viário de Itabira Élson Ferreira de Sá (PMDB), e do prefeito da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos (PDT), que recentemente lançou a campanha "BR-381 - Rodovia da Vida", além do presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), José Antônio Reis Lopes que participaram da audiência em prol da duplicação da BR-381, fazendo a composição da mesa.

A Câmara de Vereadores ficou lotada com dezenas de líderes de entidades e órgãos ligados às estradas estaduais, como o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens de Itabira (DER), Álvaro Goulard, entre outros.

Com o apoio dos convidados a “mesa” sugeriu mecanismos para que o processo de duplicação da BR, iniciado em 2007 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), se torne realidade e saia do papel. Entre os destaques da audiência está à opinião unânime dos membros da mesa que acusaram o Governo Federal de omissão por não se sensibilizar pelas vidas perdidas diariamente na rodovia.

Para o vice-prefeito de Itabira, Roberto Chaves é preciso à união dos governos municipais e do Estado para sensibilizar os órgãos responsáveis e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Os números negativos que marcam essa rodovia é uma irresponsabilidade das autoridades que possuem parcelas de culpas nos índices crescentes das tragédias na BR-381”. O vice-prefeito foi além e sugeriu a criação de uma espécie de pedágio intermunicipal cobrado pelas cidades às margens da rodovia revertendo a taxas arrecadadas em campanhas em prol da duplicação da estrada. “É preciso mobilizar e persistir, mas para isso precisamos de mídia a nível nacional”, concluiu.

Determinado o presidente da Câmara de Vereadores de Itabira, Neidson Dias de Freitas sugeriu a decisão pela paralisação ou não da rodovia e foi taxativo ao recomendar a criação de uma “carta de intenções” com as principais sugestões da audiência pública, assinada por todos os presentes. “Precisamos marcar também nossa manifestação na rodovia. Vamos convocar a comunidade para opinar sobre a realização ou não de uma paralisação na altura do trevo de Itabira e para isso precisamos decidir ainda hoje, pelo sim ou não de uma paralisação”, recomendou.

De acordo com o presidente a intenção da paralisação é unir forças para cobrar medidas urgentes do Governo Federal antes que uma tragédia envolvendo itabiranos também manche a rodovia. “Não podemos esquecer que milhares de itabiranos utilizam a 381 todos os dias, ficando expostos às inseguranças da rodovia”, reforçou.

O deputado estadual Ronaldo Magalhães class_ificou a BR-381 como a mais importante malha viária do Estado, e tentou justificar a duplicação da estrada lembrando que às suas margens estão algumas das cidades que mais colaboram com o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. “A região do Médio Piracicaba demanda perto de 25% do PIB mineiro, uma região que enche os cofres do Governo Federal, que não toma medidas para resolver os problemas existentes na rodovia desde sua inauguração há 60 anos”, disse. Ronaldo informou que o governador Aécio Neves (PSDB) teria manifestado interesse em “tocar a obra de duplicação por meio de programas do Estado. “Desde que o Governo Federal libere os recursos o governador Aécio Neves se interessa na realização da obra por meio de programas do Estado, o que poderia inclusive baratear os custos com a duplicação”.

Para o prefeito de Itabira, João Izael com a união dos prefeitos e vereadores da região a pressão pode ter efeito positivo. “Temos a chance de conseguir com que esse projeto saia do papel, já que somos municípios fundamentais para a economia do Estado. Todos nós, independentemente da bandeira partidária estamos aqui para formarmos uma parceria extraordinária em prol das obras dessa duplicação prometida desde 2007”, enfatizou.

De acordo com Neidson de Freitas o próximo passo será reunir as assinaturas dos participantes elaborando uma documentação que será encaminhada aos órgãos competentes e governos do Estado e Federal. “Encaminharemos uma carta de intenções com as principais sugestões apresentadas durante a audiência. Logo definiremos junto da comunidade itabirana e entidades da cidade a data da paralisação da rodovia e as medidas baseadas para alcançarmos o objetivo que é sensibilizar os responsáveis pela duplicação da estrada”.

A mobilização no trevo de Itabira, ainda sem data definida, deverá contar com a participação de estudantes, moradores e políticos de cidades vizinhas.

Fonte: Via Comercial

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