sexta-feira, 26 de junho de 2009

2009.06.26 - 43 pardais vão vigiar a BR-381 - Via Comercial

Dnit troca equipamentos para fiscalizar a “rodovia da morte”

A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Belo Horizonte, já tem definidos 43 pontos da BR-381 que receberão radares conhecidos como “pardais” para limitar a velocidade entre Belo Horizonte e Governador Valadares. No dia 19 de maio, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, anunciou que até dia 20 de junho estariam instalados 35 radares tipo barreira eletrônica no trecho norte da rodovia. No entanto, o prazo venceu sem que o Dnit atendesse ao que foi anunciado pelo ministro.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Dnit, há entraves legais para o atendimento do prazo prometido. A documentação já foi concluída e entregue à Procuradoria Federal Especializada, que ainda analisa o projeto. Somente depois de um parecer técnico a diretoria do Dnit poderá liberar a licitação e contratação da empresa encarregada de instalar os radares. O prazo previsto não pode ser estimado, mas se considerados os trâmites normais somente no processo licitatório serão mais 90 dias, admite a assessoria.

“Pardais”
A assessoria do Dnit em Belo Horizonte também confirma que os estudos para instalação das barreiras apontaram que os pardais, por serem mais simples e mais baratos, vão garantir agilidade na fiscalização dos pontos mais críticos da “rodovia da morte”. A empresa a ser contratada será responsável pela instalação dos pardais, operação do equipamento com recolhimento do material fotográfico e processamento das multas por excesso de velocidade.

Todas as barreiras eletrônicas, também chamadas de “bandeiras”, localizadas em pontos de Coronel Fabriciano, distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, e trevo de Jaguaraçu, serão reativadas e operadas pela empresa que vai instalar os pardais para controle da velocidade.
No trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte há variações nos limites de velocidade: 70 km/h; 80km/h e 100 km/h para carros de passeio. Ao Dnit caberá apenas a manutenção da Junta Administrativa de Recursos Infracionais (Jari).

Expectativa
Em Lagoa do Pau, povoado de Jaguaraçu às margens da BR-381, a população está na expectativa de que o trecho receba pelo menos um dos radares anunciados para a BR-381. No local, a velocidade máxima permitida é de 70 km/h, mas a faixa pontilhada permite aos motoristas fazer ultrapassagens nos dois sentidos. Com isso, a velocidade desenvolvida no trecho é bem maior.

Para o ex-presidente da Associação de Moradores de Lagoa do Pau, Antônio da Silva Gonçalves, é um erro a permissão de ultrapassagem no local. “Já tivemos uma promessa e até a confirmação da instalação de uma barreira eletrônica, mas o recurso liberado serviu para instalar o equipamento no trevo de Jaguaraçu e não aqui”, reclama.

Fonte: http://www.viacomercial.com.br/ler_conteudo.asp?idConteudo=12424

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...