sábado, 6 de junho de 2009

2009.06.06 - Instalação de 43 radares na BR-381 começa neste mês, anuncia Dnit - Via Comercial

Já o custo por quilômetro da duplicação deve ficar em R$ 10 milhões

O trecho da BR-381 conhecido por “Rodovia da Morte”, entre Belo Horizonte e João Monlevade, terá, ainda neste mês, a instalação dos radares fixos que vão fiscalizar o excesso de velocidade. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete implantar, da capital até Governador Valadares, no Leste do Estado, 43 equipamentos até o final de julho. Por outro lado, a duplicação da BR-381, tão demandada por moradores da região, deve começar somente a partir de junho de 2010.
Apesar da necessidade de intervenções nas estradas mineiras, ontem a direção do Dnit revelou que dos R$ 1,2 bilhão previstos para Minas em 2008, apenas R$ 150 milhões foram usados em projetos de manutenção e melhorias das rodovias federais que cortam o Estado.

A instalação dos radares na BR-381 será em regime de urgência, o que possibilitará ao Dnit dispensar a licitação pública. A contratação será pelo critério de menor preço. Como o trecho de Belo Horizonte até João Monlevade é mais perigoso, terá prioridade no processo de contratação da empresa que fornecerá os equipamentos. O contrato de seis meses está avaliado em R$ 6 milhões.

As dez lombadas eletrônicas do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, desativadas desde outubro de 2007, poderão ser religadas nos próximos 60 dias. A reativação dos equipamentos foi determinada no mês passado pela Justiça federal, que acatou pedido do Ministério Público Federal. O Dnit entrou com recurso em Brasília para tentar derrubar a decisão.

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O superintendente do Dnit em Minas, Sebastião Donizete de Souza, informou que os locais que vão ganhar radares na BR-381 já estão sendo mapeados. Por causa dos acidentes graves registrados neste ano na rodovia, moradores de cinco cidades estão interditando a via todo dia 13, para cobrar a duplicação.

O diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, que ontem esteve em Belo Horizonte, prevê para junho de 2010 o início das obras de duplicação. Segundo ele, está sendo concluída uma licitação pública para a escolha da empresa que fará o projeto de engenharia da BR-381. Essa fase deverá durar seis meses.

O custo por quilômetro da duplicação deve ficar em R$ 10 milhões. “Pela importância da rodovia, e o grande fluxo de veículos, o projeto de duplicação está atrasado dez anos. Os técnicos do Dnit precisam pensar numa outra alternativa para a 381 após a duplicação”, afirma Pagot.

Até a instalação dos radares e o início das obras de duplicação, o Dnit pretende fazer parcerias com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para reduzir os acidentes graves entre João Monlevade e Belo Horizonte. “Contamos com os patrulheiros para impedir que carros com excesso de passageiros e de carga continuem a viagem. Muitos acidentes são provocados por problemas mecânicos nos veículos”, ressalta o diretor-geral do órgão.
Para fiscalizar o excesso de peso em carretas e caminhões que trafegam pelas estradas federais do país, o Dnit promete instalar, ainda neste ano, 78 novas balanças de pesagem.

Até o final de 2010 serão 157 novos equipamentos. Um estudo feito pelo Dnit revela que as estradas brasileiras foram projetadas para o tráfego de caminhões com seis toneladas por eixo. Essa projeção foi feita há dez anos, mas hoje os técnicos do departamento constataram que o peso médio por eixo é de dez toneladas.

“Uma das principais causas de acidentes graves na BR-381 é a imprudência, além de caminhões e carretas que perdem os freios nas descidas. “É importante que todas as estradas tenham radares para controlar o excesso de velocidade e balanças para controlar o peso das carretas”, defende o perito Paulo Ademar de Souza Filho, especialista em direção defensiva.

Sobre o fato de Minas não ter usado R$ 1,2 bilhão, Luiz Pagot atribuiu o fato a problemas entre os dirigentes no Estado, o que já teria sido resolvido. Dos 6.700 quilômetros que terão que ser licitados para obras em estradas de todo o Estado até o final de julho deste ano, 2.500 já estão com as obras em andamento. Cada quilômetro está orçado em R$ 200 mil.

O novo Viaduto Vila Rica, conhecido por “Viaduto das Almas”, deverá ser liberado para tráfego a partir de setembro. Localizado na BR-040, ligação de Belo Horizonte e a Zona da Mata e Rio de Janeiro, o viaduto está pronto, mas não foi usado por causa do atraso na construção do acesso ao empreendimento. (Celso Martins – Hoje em Dia)

Fonte: http://www.viacomercial.com.br/ler_conteudo.asp?idConteudo=12163

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