Usiminas Mecânica fornecerá estrutura para nova ponte sobre o Rio das Velhas, em Sabará
IPATINGA – A empresa M.Martins Engenharia, contratada em caráter emergencial para a reconstrução da nova ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381 em Sabará, concluiu, nesta segunda-feira (9), a demolição da estrutura que cedeu e determinou a interdição da passagem. A empresa também instalou nesta segunda-feira (9) uma nova passarela para pedestres, em substituição a um equipamento provisório instalado pelo Exército logo após a interdição da ponte, às vésperas do feriadão de Tiradentes e da Sexta-Feira da Paixão, depois que o tabuleiro central sofreu afundamento.
A empresa, do Grupo Aterpa, faz agora a retirada de todo o entulho gerado com a demolição da ponte e, em seguida, inicia a fundação da ponte definitiva. Paralelamente, começam a ser construídas as fundações de duas pontes metálicas provisórias para veículos leves, que serão montadas pelo Exército. Essas pontes restabelecerão o acesso à capital pela BR-381, hoje feito por desvios precários via Sabará ou Santa Luzia.
O contrato emergencial prevê que a M. Martins terá seis meses para concluir toda a obra sobre o Rio das Velhas. O orçamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), destinado para o projeto, é de R$ 29,5 milhões. Cerca de 120 homens trabalham na obra.
Ipatinguense
Wôlmer Ezequiel![]()
A nova ponte terá 210 metros de extensão e três pistas, totalizando 16,3 metros de largura. O projeto já contempla a proposta futura de duplicação da BR-381. A nova ponte terá estrutura mista: concreto e aço. A estrutura metálica será fornecida pela Usiminas Mecânica dentro do contrato emergencial, segundo informou a assessoria de imprensa da M. Martins.
A empresa ipatinguense detém tecnologia em construção de estruturas metálicas para pontes e viadutos e tem capacidade para fornecer o material em tempo recorde. Todas as pontes do contorno rodoviário do Vale do Aço, construído a partir de 2002, foram montadas pela Usiminas Mecânica e fornecidas pela empresa que executou a obra, Barbosa Melo.
Fonte: Diário do Aço
Nenhum comentário:
Postar um comentário