quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dnit detalha mudanças na ‘rodovia da morte’

DA REDAÇÃO - Com a duplicação da BR-381, os municípios de João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba e Bela Vista de Minas serão excluídos do traçado da rodovia. O projeto foi elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e estabelece uma nova rota do Rio Una, em Barão de Cocais, até Nova Era. Ainda não há previsão de quando começam as intervenções no lote 9. Já nos lotes 7 e 8, os trabalhos devem ter início em setembro.

Segundo o Dnit, no trecho do Rio Una, em Barão de Cocais, até João Monlevade, a BR-381 voltará a se chamar BR-262, antigo nome da rodovia. Esse trecho será revitalizado e alguns pontos terão pista duplicada. Mas os comerciantes em João Monlevade estão preocupados com os prejuízos que podem ser provocados com a mudança. Segundo Clésio Gonçalves, presidente do Instituto Solar, que trabalha na prevenção de acidentes na BR-381, “o prejuízo para João Monlevade será muito grande. Os postos de gasolina, hotéis e restaurantes, principalmente os que funcionam como paradas de ônibus, vão sofrer com o desvio da BR-381 para Nova Era”.

O projeto inclui a duplicação de 69 quilômetros de estrada e a construção de 64 pontes, viadutos, passarelas de pedestres e trincheiras no trecho entre Belo Horizonte e Barão de Cocais. Dentre essas obras, destaca-se um viaduto de 600 metros de extensão, que será erguido após o trevo de Caeté e eliminará uma das curvas mais perigosas da BR-381. A ponte do Rio das Velhas, que foi interditada no dia 20 de abril, terá sua construção adaptada para receber o novo traçado de duplicação da BR-381.Segundo o engenheiro do Dnit que apresentou o projeto de duplicação, Carlos Rogério Caldeira, após a conclusão da obra, a velocidade média dos veículos, que hoje é de 60 km/h, será de 80 km/h. As curvas acentuadas serão praticamente eliminadas, permitindo que o veículo trafegue com mais segurança a essa velocidade.

O edital para a licitação de seleção das empresas que vão executar as obras será publicado até o início de junho, segundo informações do superintendente do Dnit-MG, Sebastião Donizete de Souza. Após essa etapa, serão desapropriados comércios e casas nos trechos. A previsão de conclusão das obras é de três anos.

Entenda

O chamado lote 7 vai do Anel Rodoviário de Belo Horizonte até o trevo de Caeté. Nesse trecho serão construídas trincheiras que vão desviar o trânsito do Anel Rodoviário nos acessos aos bairros São Gabriel, Nazaré e Eymard. Já o lote 8 vai do trevo de Caeté até o Rio Una, em Barão de Cocais. O custo das obras nesses dois trechos será de 770 milhões de reais. O lote 9, que vai do Rio Una, em Barão de Cocais, até Nova Era, voltará a se chamar BR-262 e engloba as cidades que serão excluídas do traçado da BR-381.

Mais uma ponte ameaça ruir e piorar o tráfego

DA REDAÇÃO - O risco da queda de mais uma ponte na BR-381, no trecho entre BH e João Monlevade, pode aumentar o transtorno para motoristas e passageiros que dependem da rodovia para se deslocar entre cidades mineiras do Vale do Aço, Rio Doce e Mucuri, entre outras, além dos litorais da Bahia e do Espírito Santo. O novo problema está no km 412, em Nova União, na Região Central, nos pilares da ponte sobre o Rio Vermelho, conforme informou nessa segunda-feira o presidente do Sindicato da União Brasileira dos Caminhoneiros, José Natan Emídio Neto. Em documento interno do Dnit, o engenheiro supervisor do órgão em Minas, Alexandre de Oliveira, reconhece os problemas estruturais e afirma que as intervenções para recuperação estão em análise.

A queda da ponte sobre o Rio das Velhas, em Sabará, em 20 de abril, está gerando inúmeros transtornos, apesar da possibilidade dos desvios menores, por Santa Luzia e Caeté, para veículos de carga leve, já que os pesados têm que seguir pela BR-040 em direção ao Norte de Minas, ou pela BR-356 em direção a Mariana. “No caso de uma interdição em Nova União, os desvios menores deixam de existir, e todos terão de seguir por outros trechos, que vão aumentar em cerca 150 quilômetros as viagens”, alerta Natan Neto. O sindicalista tomou conhecimento dos problemas na ponte localizada em Nova Aparecida, distrito de Nova União, a partir de denúncias feitas pelo prefeito da cidade, Moacir Barbosa de Figueiredo, durante audiência promovida pelo Dnit no dia 5, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Na ocasião, Figueiredo apresentou fotos da base dos pilares aos técnicos do departamento.

Fonte: JVA Online

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