“Dnit anuncia obras. E mais problemas”
Dez dias após interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, diretor-geral resolve conhecer as dificuldades e anuncia intervenções em desvios. Condições de tráfego podem piorar
Ernesto Braga
Maria Tereza Correia/Em/D.A PressResponsável pela infraestrutura de transportes no país, Pagot visitou travessia improvisada pelo Exército e previu outros feriados difíceis
Os engarrafamentos quilométricos enfrentados por motoristas e passageiros obrigados a passar pelas rotas alternativas à ponte interditada no Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, no limite entre Belo Horizonte e Sabará, podem se agravar nos próximos dias. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete iniciar na quarta-feira o recapeamento de trechos com asfalto rachado e esburacado nas estradas e vias urbanas de Santa Luzia, Sabará e Caeté, na região metropolitana, para onde o fluxo da rodovia federal está sendo desviado. Ontem, passados 10 dias do fechamento da ponte, o diretor-geral do departamento, Luiz Antônio Pagot, decidiu conhecer de perto a precariedade dos desvios.
A situação mais crítica é a da AMG-145, conhecida como Avenida Beira-Rio, que liga o Centro de Santa Luzia à BR-381. O trecho de 10 quilômetros apresenta erosões, muitos buracos e rachaduras no pavimento e sinalização insuficiente. Segundo Pagot, para minimizar os impactos no trânsito, a troca da manta asfáltica e outras intervenções devem ser feitas à noite e nos fins de semana. Mas ele reconhece que haverá reflexos negativos no tráfego, devido ao grande movimento da rodovia federal, por onde passam veículos de carga e ônibus transportando produção e passageiros de boa parte do país.
Escoltado por duas viaturas das polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar Rodoviária (PMRv), Pagot encontrou ontem pistas livres, com pequeno fluxo, exceto dentro de Santa Luzia, onde ruas como a Alto do Tanque e Baldim estavam sobrecarregadas. Mas, na volta do feriadão de Tiradentes e semana santa, no domingo passado, o trânsito parou dentro da cidade, ficou lento em Sabará e Caeté, e a retenção na BR-381 chegou a 40 quilômetros. O diretor-geral do Dnit admite que, até que a nova ponte fique pronta, em cerca de dois meses, motoristas e passageiros viverão outros dias de caos. “O problema vai se repetir em todos os feriados, como o de Corpus Christi (23 de junho). Não temos como evitar isso”, disse.
Ele saiu de Belo Horizonte rumo a Santa Luzia, passando pela Via 240 e MG-020. A primeira parada de Pagot foi em um desvio não pavimentado na Beira-Rio. “A situação atual do asfalto já é precária. Os estragos provocados pelo desvio são mínimos até agora, mas teremos que fazer a manutenção”, disse. Na sequência, ele seguiu para Caeté e Sabará, retornando à capital. “Será preciso mudar a posição de rotatórias e consertar semáforos. Tudo o que for desmanchado, o Dnit deixará como era antes quando o fluxo na BR-381 for liberado”, prometeu.
De acordo com Pagot, só a Via 240 não precisará de melhorias estruturais. As obras serão definidas na reunião do comitê gestor permanente, formado por representantes do Dnit, PRF, PMRv, Confederação Nacional do Transporte (CNT), Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e BHTrans, marcada para amanhã. “Todas as intervenções, incluindo a construção da nova ponte, da passarela que vai substituir a do Exército, as despesas dos militares que estão no local e as reformas nas rotas alternativas são estimadas em R$ 50 milhões. Prefiro não arriscar a dizer quanto será gasto apenas em melhorias nos desvios. Temos que esperar o DER-MG nos apresentar uma planilha com tudo o que precisará ser feito. Também estamos fazendo levantamentos com as prefeituras dos municípios afetados”, afirmou.
Fonte: Estado de Minas
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“Dnit promete início de intervenções para quarta-feira”
Publicado no Jornal OTEMPO em 01/05/2011
TÂMARA TEIXEIRA
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) garantiu ontem que as intervenção nas rodovias que estão sendo usadas como desvio para a BR-381 irão começar na quarta. O diretor do órgão, Luiz Antônio Pagot, visitou ontem as estradas de Santa Luzia, Sabará e Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A intervenção, que será feita regularmente enquanto durarem as obras da ponte, vai acontecer à noite para não tumultuar o tráfego da região, que já passa por constantes congestionamentos. "Será colocada uma lama asfáltica para conter as rachaduras e iremos investir em sinalização".
O diretor do Dnit saiu da capital e percorreu a Via 240, a MG-020, LMG-145 (conhecida como avenida Beira Rio, em Santa Luzia) até a BR-381. Depois, Pagot seguiu até a ponte do rio das Velhas e conferiu o estado das estradas de Sabará e Caeté, por onde os motoristas estão sendo desviados.
Pagot classificou os trechos como precários e disse que a situação ruim das rodovias não foi causada pelo aumento do fluxo nos últimos dez dias, quando a ponte sobre o rio das Velhas cedeu e interditou a BR-381. "O asfalto está muito deteriorado. As erosões são de longa data. A situação da malha estadual é precária". O governo do Estado disse que investiu, desde 2003, R$ 3,8 bilhões em transportes e obras públicas na capital e região metropolitana.
Amanhã, técnicos do Dnit, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar Rodoviária e a BHTrans irão se reunir para definir a sinalização e a restrição no trajeto.
A construção da nova ponte, de uma passarela e as intervenções nos municípios devem custar cerca de R$ 50 milhões ao Dnit.
Caminhões. O Dnit anunciou que no desvio será autorizado o tráfego caminhões de até 30 t. Na sexta, o DER havia dito que o limite era de 20t. Entre Sabará e Caeté os caminhões estão vetados.
Fonte: O Tempo
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“Pesos-pesados na mira”
Nesta semana, a fiscalização sobre os veículos de carga será intensificada nas rotas alternativas à ponte no Rio das Velhas. De acordo com o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, os pesos-pesados serão impedidos de passar por Caeté e Sabará, devido à estrutura acanhada da MGC-262, liga entre as cidades. Caminhões com até 30 toneladas poderão passar pela AMG-145 (Avenida Beira-Rio), entre a trincheira de Santa Luzia, na BR-381, e o Centro da cidade, embora a rodovia tenha capacidade para transportadores com no máximo oito toneladas.
O tenente Geraldo Donizete, do 1º Pelotão da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), ressalta que há outras duas opções para os veículos de carga: “Quem vem do Espírito Santo para Belo Horizonte deve entrar para Rio Casca, seguir pela MG-329 até Ponte Nova (ambas na Zona da Mata), pegar a MG-262 para Ouro Preto (Região Central) e depois a BR-356 e BR-040. Já os caminhões que vêm do Vale do Aço e Leste de Minas devem entrar no trevo de Barão de Cocais (Central), trafegar pela MG-129 até Mariana, saindo na BR-356.”
De acordo com ele, a sinalização com placas e faixas de pano será reforçada nos dois desvios. Os veículos de carga vindos do Sul da Bahia são orientados a passar por Salinas (BR- 251), Montes Claros (BRs 251 e 135, ambas no Norte de Minas, pegar a BR-135 até Curvelo, na Região Central, e seguir pela BR-040 até Sete Lagoas.
Fonte: Estado de Minas
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“Homem morre em acidente num dos desvios da BR-381”
Publicação: 01/05/2011 10:16 Atualização: 01/05/2011 10:32
Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido em um acidente, na manhã deste domingo, na BR-365, em Amarantina, na Região Central de Minas Gerais. A rodovia é usada como um dos desvios da BR-381, onde uma ponte sobre o Rio das Velhas cedeu e foi interditada, em Sabará, na Grande BH.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), as vítimas estavam em uma motocicleta. Eles seguiam pela rodovia, quando o condutor perdeu o controle do veículo no km 66 e atingiu a canaleta da via. Com o impacto, os ocupantes foram arremessados no asfalto.
Janderson Teixeira Padilha, de 23 anos, morreu na hora. O outro homem, ainda não identificado, ficou gravemente ferido. Ele foi socorrido e encaminhado para o hospital de Itabirito.
O trânsito ficou lento no local, mas, segundo a PMRv, já flui normalmente.
Fonte: Estado de Minas
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