terça-feira, 3 de maio de 2011

Matérias publicadas em 03/05/2011:

Ponte condenada.Dnit anuncia para esta semana início das obras em dez trechos que recebem tráfego da 381

“Desvios vão ser recapeados”

Intervenção sem licitação está orçada em R$ 20 mi e será feita em seis meses

Publicado no Jornal OTEMPO em 03/05/2011

NATÁLIA OLIVEIRA

FOTO: DANIEL IGLESIASfoto_02052011203504No chão. Ponte sobre o rio das Velhas, condenada por afundamento de pilar, começou a ser demolida ontem; operação vai durar 15 dias

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou ontem que irá começar, ainda nesta semana, as obras de recapeamento dos trechos atingidos pelo desvio na BR-381, em Sabará, local afetado pelo afundamento da ponte sobre o rio das Velhas, ocorrido no último dia 20.

Segundo o superintendente substituto do Dnit, Sebastião de Abreu Ferreira, as obras de revitalização e instalação de sinalização serão feitas sem licitação e estão amparadas pelo estado de emergência decretado pelo órgão federal. As máquinas deverão trabalhar à noite para reduzir os impactos no tráfego.

As intervenções irão atingir dez trechos de estradas, entre eles o Anel Rodoviário e a Via 240, no bairro Aarão Reis, na região Nordeste da capital. As obras, orçadas em R$ 20 milhões, devem estar prontas em seis meses, de acordo com Ferreira. Outros R$ 30 milhões serão gastos na construção de uma nova travessia, entre a capital e Sabará, já prevista no projeto de duplicação da BR-381.

Ontem, a empresa M. Martins Engenharia, escolhida para executar as obras, começou a demolição da ponte condenada. O trabalho irá se estender por 15 dias. A empresa fará ainda uma passarela provisória para pedestres até que a estrutura nova fique pronta. Em dois meses, prazo previsto pelo Exército, deverá ser entregue uma passagem provisória para veículos.

As medidas foram anunciadas ontem depois de uma reunião entre representantes do Dnit, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da BHTrans.

Os prefeitos das cidades atingidas cobraram agilidade nas obras. "Quero ver as coisas na prática porque o município está sofrendo muito com essa interdição", disse o prefeito de Sabará, Willian Borges.

Além do Anel e da Via 240, serão contempladas com o recapeamento, as BRs 381, 040, 356, 116, 262 e 251 e também as MGCs 145 e 435. "Faremos a pavimentação, principalmente da MGC-145, que é muito usada e está em estado mais crítico".

Segundo Sebastião de Abreu Ferreira, as obras de manutenção das rodovias continuarão mesmo depois que a nova ponte for erguida. "Essas vias vão ficar bem danificadas com o tráfego carregado de veículos".

O representante do Dnit confirmou que caminhões com mais de 15 metros de comprimento e 30 toneladas não poderão passar por dentro de Sabará e Santa Luzia, e terão que desviar pelas cidades de Ouro Preto, Ponte Nova e Rio Casca.

20110503fotoavulsa_02052011203454

Fonte: O Tempo

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Demolição

“Princípio de tumulto assusta moradores”

FOTO: DANIEL IGLESIASfoto1_02052011203852Travessia de pedestres não será afetada pela destruição da ponte

A demolição da ponte condenada não deverá atrapalhar a passagem dos pedestres pela estrutura provisória instalada pelo Exército. Ontem, no entanto, durante a destruição de uma das extremidades da estrutura houve um princípio de tumulto e correria entre os homens do Exército e operários que trabalham no local.

Com medo de que a estrutura de concreto viesse abaixo, eles correram e gritaram para impedir o início da passagem de um grupo de pessoas que havia acabado de chegar ao local, de ônibus. Por poucos minutos, a passagem dos pedestres ficou impedida, mas foi logo liberada.

Apesar da garantia dada à população, o morador da região, Helvécio Dias, 45, disse que está com medo de passar na passarela para pedestres e a ponte cair. "Concretos dessa ponte podem cair aqui no rio e acabar atingindo as pessoas. Acho essa demolição com a gente passando muito perigosa".

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que todos as medidas de segurança foram tomadas e o acesso dos pedestres que fazem baldeação no local já foi organizado. O órgão informou ainda que não há mais risco de rompimento na estrutura. A demolição está prevista para terminar em 15 dias. (NO)

Fonte: O Tempo

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Minientrevista

"Não acredito que as obras vão ficar prontas"

Entrevista com José Aparecido Ribeiro

Especialista em trânsito - ONG SOS Rodovias

As obras de sinalização e recapeamento nos desvios vão melhorar a vida dos motoristas?

O Dnit tem que fazer essas obras rápido. Os desvios não suportam a quantidade de veículos. Já que as obras vão demorar seis meses, é necessário dar o mínimo de estrutura para os motoristas, que estão pagando as contas desse transtorno.

Seis meses são muito tempo para essa obra?

Sim, essa rodovia não podia parar por tanto tempo, pois é um trecho muito utilizado. Não acredito que essas obras vão ficar prontas em seis meses.

Existe alternativa?

Não tem jeito de se fazer outros desvios. Os motoristas vão sofrer muito, principalmente os caminhoneiros que trabalham fazendo esses desvios enormes. O que deve ser feito agora é construir essa ponte o mais rapidamente possível.

Outros rodovias também apresentam problemas como essa em Minas Gerais?

Sim, praticamente todas as rodovias do Estado estão descuidadas. O Dnit não zela por elas e o Ministério das Cidades também não. Se o Estado tem a maior malha rodoviária, deveria dar mais atenção.

A ponte já estava condenada?

Há muito tempo. Essa ponte foi construída há 55 anos. Poucas manutenções foram feitas e esse incidente poderia ser previsto. As estruturas já estavam fracas. (NO)

Fonte: O Tempo

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“Veículos com carga acima de 8 toneladas estão proibidos de passar pelos desvios de Santa Luzia, Sabará e Caeté”

03/05/2011 13h38

TABATA MARTINS

www.twitter.com/Otempoonline

A partir desta terça-feira (3), os veículos de carga com peso bruto total acima de oito toneladas estão proibidos de passar pelos desvios de Santa Luzia, Sabará e Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os desvios são decorrentes da interdição da BR-381 na altura do rio das Velhas, em Sabará.

Nessa segunda-feira (2), iniciou o trabalho de demolição da ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a demolição, que está sendo feita com o auxílio de máquinas, deve durar cerca de 20 dias.

Segundo o Dnit, a construção de uma nova ponte deve demorar, pelo menos, seis meses. Com isso, os motoristas que tiverem que passar pela rodovia deverão ter paciência e obedecer aos desvios a partir do km 455.

Fonte: O Tempo Online

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“Passarela provisória na BR-381, em Sabará, fica interditada após nível do Rio das Velhas subir”

03/05/2011 21h44

MATEUS RABELO/JOANA SUAREZ

www.twitter.com/Otempoonline

A passarela provisória para pedestres feita pelo exército na BR-381, sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, ficou interditada na noite desta terça-feira, após o nível do rio subir e deixar a passagem parcialmente submersa.

De acordo com o prefeito de Sabará, Willian Borges, por causa da demolição que acontece na ponte, os pedaços de concreto aliados à forte chuva que atingiu a região durante a tarde, fez o rio subir provocando o problema.

Ainda segundo o prefeito, a passarela ficou interditada por cerca de duas horas e meia, deixando moradores da cidade sem alternativa para voltar para suas casas.

Após nível do rio descer, a passarela foi liberada, mas será avaliada pelo exército nesta quarta-feira, inclusive passando por manutenção. Segundo o Dnit, o problema realmente existiu, mas a situação já foi normalizada no local.

Fonte: O Tempo Online

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PONTE INTERDITADA

“Demolição demora 20 dias”

Iniciada ontem com duas máquinas, destruição de estrutura condenada na BR-381, em Sabará, alonga o suplício de moradores e motoristas. Dnit cria grupo e proíbe carretas em Santa Luzia

Valquiria Lopes

Marcos Michelin/EM/D.A Press20110502222424459Derrubada de pontilhão de 177 metros é feita pelas extremidades e reforço na sinalização vai orientar condutores sobre os vários desvios

A ponte de 177 metros de comprimento por oito metros de largura no Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, em Sabará, na Grande BH, começou a ser demolida ontem à tarde. Interditada desde o dia 20 devido a afundamento de um dos pilares, a estrutura está sendo derrubada por uma empresa contratada em caráter emergencial pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Duas máquinas, uma em cada extremidade, trabalham na demolição, que deve durar de 15 a 20 dias. Em reunião na manhã de ontem, foi criado um grupo de trabalho, formado por entidades envolvidas nas soluções de tráfego no local. Além do Dnit, participam das decisões o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER), a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BHTrans, o Sest/Senat e representantes das prefeituras de Santa Luzia, Sabará e Caeté.

A demolição da estrutura está na lista de ações emergenciais que serão tomadas para reabrir o trecho da rodovia por onde passam cerca de 50 mil veículos diariamente. O pacote inclui a implantação de duas pontes e uma passarela metálicas e provisórias, a construção da nova ponte e a manutenção e restauração dos desvios. Todo o pacote resultante da falta de antecipação nos trabalhos de revitalização vai custar aos cofres públicos cerca de R$ 50 milhões, valor suficiente para a construção de 1.250 apartamentos do programa habitacional do governo federal.

OUTRAS AÇÕES

Entre as soluções apontadas para minimizar os problemas gerados com a interdição da ponte, especialmente nos trechos que cruzam os municípios de Caeté, Sabará e Santa Luzia, será feito reforço na sinalização de trânsito nas proximidades das rotas alternativas e nos principais acessos à BR-381. As advertências serão instaladas nos entroncamentos da rodovia em Governador Valadares, Barão de Cocais e Contagem, e nas BRs 040, 356 e 251.

O reforço na sinalização tem objetivo de alertar os motoristas com antecedência para escolha do melhor desvio. Além disso, os avisos poderão evitar que motoristas desavisados tenham que retornar depois de escolher uma rota. Na MG-145, conhecida como Avenida Beira Rio, em Santa Luzia, foi determinada ontem a proibição de tráfego para veículos de até 30 toneladas e 15 metros de comprimento. A medida foi tomada a pedido da Prefeitura de Santa Luzia, devido à precariedade da via e ao receio de abalos na estrutura da parte histórica da cidade. “Veículos acima dessas dimensões deverão usar a BR-356, passando por Mariana e Ouro Preto”, informou o Dnit, em nota.

Ainda dentro das ações, está previsto aumento da fiscalização de veículos nos desvios. Agentes da PRF e da PMRv, além de agentes contratados pelo Dnit, vão intensificar as ações de vigilância nos trechos alternativos. Depois das obras, o Dnit promete fazer a revitalização das estradas que têm sido usadas por causa da interdição da ponte do Rio das Velhas. Na segunda-feira, o grupo de trabalho volta a se reunir. Enquanto isso, a população aguarda ansiosa pela solução dos problemas. “O que está ocorrendo é um descaso. Estamos sendo obrigados a passar por uma passagem de pedestres perigosa sobre o rio e perdendo muito tempo em deslocamentos para BH. Esperamos uma solução mais rápida”, reclamou a dona de casa Laurinei Gonçalves Costa, de 23 anos. Na tarde de ontem, ela levava o filho para uma consulta médica na capital. “Nem sei a que horas conseguirei voltar para casa”, disse.

Fonte: Estado de Minas

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“Começa a demolição da BR-381 em Sabará”

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Começou a demolição da ponte sobre o Rio das Velhas, no KM 455 da BR-381, em Sabará. O superintendente adjunto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas, Sebastião de Abreu Ferreira, informou hoje que o desmonte da ponte deve durar 15 dias.

O Dnit vai decretar situação de emergência para manutenção das vias que serão utilizadas como desvios, principalmente nas cidades de Sabará, Caeté e Santa Luzia.

Desde o dia 20 de abril, quando se descobriu que a ponte ameaçava desabar, os municípios passaram a servir como opções de desvio da BR-381 para a chegada e saída de Belo Horizonte.

“Para a demolição da ponte serão utilizados máquinas e equipamentos próprios de perfuração. Vamos também decretar situação de emergência para garantir a preservação e a execução de projetos de restauração de vias urbanas municipais e estaduais que estão sendo utilizadas com desvios”, explicou o superintendente adjunto do Dnit. Uma nova ponte deverá ser construída em 180 dias, ao custo de R$30 milhões.

Enquanto a nova ponte não sai, o Exército já constrói duas pontes metálicas provisórias sobre o Rio das Velhas. As travessias devem ser liberadas em 60 dias.
O tráfego de veículos pesados, entre Sabará e Caeté, continua proibido. Já na LMG-145, em Santa Luzia, só podem transitar caminhões de até 30 toneladas. Outras rotas são via Rio Casca/Ouro Preto/Itabirito.

Fonte: Blog Popular

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Fatal.Acidente na BR-381, no Sul de Minas, interrompeu viagem entre BH e São Paulo

“Ônibus cai em ribanceira e mata criança e adolescente”

Segundo polícia, motorista perdeu controle do veículo durante a chuva

Publicado no Jornal OTEMPO em 03/05/2011

JAQUELINE ARAÚJO

FOTO: COBOM/DIVULGAÇÃOfoto_02052011215308Ônibus foi parar no fundo de uma ribanceira, às margens da BR-381

Dois passageiros de um ônibus da Viação Cometa morreram ontem, durante a madrugada, após o veículo cair em uma ribanceira de quase 30 m de altura na BR-381, em Camanducaia, no Sul de Minas. O ônibus seguia de Belo Horizonte para São Paulo.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, chovia no momento em que o motorista perdeu o controle da direção, atravessou o canteiro central, atingiu a barreira de proteção e caiu no abismo. Morreram Vitor Marques dos Santos, 1, e Albert Lima Magalhães, 17.

Quatro passageiros foram socorridos em estado grave. Três deles foram levados para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre. São eles Ilma Marques dos Santos, 33, mãe de Vitor, Leonice Ribeiro Marion, 42, e Jeovan Carneiro dos Santos, 25. O passageiro Walisson Luiz Oliveira, 29, foi encaminhado para o Hospital de Bragança Paulista (SP).

Em nota, a Viação Cometa lamentou o acidente e informou que toda a assistência e está sendo dada às vítimas e às famílias.A empresa informou ainda que irá acompanhar as investigações sobre as causas da saída do veículo da pista.

Mais mortes. Ainda no Sul de Minas, mas na MG-265, em Carmo do Rio Claro, três mulheres de uma mesma família morreram em um acidente entre um carro e um caminhão. Elas tinham entre 51 e 89 anos.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o veículo em que as vítimas estavam bateu na traseira de um caminhão. O acidente aconteceu na noite de domingo.

De volta à BR-381, no trecho conhecido como Rodovia da Morte - entre Belo Horizonte e João Monlevade -, o motorista de um Gol ficou ferido, ontem, após o carro dele cair em uma ribanceira. O acidente, em Caeté, na região metropolitana, deixou a vítima, de 19 anos, com várias escoriações.

Fonte: O Tempo

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“Cabeleireiro bate Corsa contra caminhão e morre”

Após derrubar um motociclista no Bairro Veneza, homem de 32 anos seguiu na contramão da BR-381 até perder a vida no Iguaçu

AKRDcf2fAcidente_no_Iguacu_2A vítima foi retirada das ferragens do automóvel por militares do Corpo de Bombeiros

IPATINGA – Dirigindo na contramão da Avenida Pedro Linhares (BR-381), o cabeleireiro Raphael Barbosa de Souza, de 32 anos, perdeu a vida no início da noite deste domingo (1º). Ele conduzia o Chevrolet Corsa Sedan (GVF-3802) e bateu de frente com um caminhão próximo à concessionária Peugeot, no Bairro Iguaçu, em Ipatinga. Presa nas ferragens do automóvel, a vítima sofreu morte instantânea.

Antes de colidir contra o caminhão Volkswagen placas MTT-0070, de Boa Esperança (ES), Raphael bateu contra uma moto perto da região onde há motéis no Bairro Veneza. “Eu estava indo em direção ao Parque Caravelas e ele (o cabeleireiro) fez uma conversão proibida na frente do motel Yes. Foi quando o Corsa derrubou a minha moto e eu derrapei no asfalto com a mulher que estava comigo”, contou o rapaz que pilotava o veículo. “Levantei para anotar a placa do carro. Raphael deu uma marcha-ré igual a um doido e quase bateu contra um automóvel que estava atrás dele. Depois ele invadiu a contramão e morreu nesse acidente”, emendou.

O caminhão era dirigido por Renato Verly Cunha, 33. “Eu estava a 60 km/h. Havia um caminhão basculante e eu liguei a seta pra desviar dele. Quando firmei o olhar para frente, o cara (Raphael) vinha na minha direção com os faróis apagados. Infelizmente aconteceu isso aí. Segurei no freio o tanto que eu pude”, contou Renato.

Após os trabalhos do perito Hebert De Mingo, o cadáver  do cabeleireiro foi retirado das ferragens por uma equipe do Corpo de Bombeiros e removido para o Instituto Médico-Legal (IML) de Ipatinga. Raphael residia no Bairro Esperança.

Fonte: JVA Online

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“Cabeleireiro trafega na contramão pela BR-381 e morre no Iguaçu”

Colisão frontal entre GM Corsa e caminhão deixou um morto e muita destruição na noite de domingo em Ipatinga

Wellington FredI010538

IPATINGA – Morreu de forma trágica na noite de domingo (1º) o cabeleireiro Raphael Barbosa de Souza, o “Carioca”, de 32 anos. Inabilitado, segundo a Polícia Militar Rodoviária, o rapaz percorreu cerca de três quilômetros na contramão de direção pela avenida Pedro Linhares (BR-381). Ele acabou batendo de frente contra um caminhão nas proximidades da concessionária Peugeot.

A confusão começou por volta das 21h30, quando Leonardo Duarte Mendes, 31, pilotava a moto Honda Titan, placa HJX-4590 (Ipatinga), levando na garupa a estudante Amanda Carolina Vieira Calazans, 16. Raphael, que estava na direção do Corsa placas GVF-3802 (Ipatinga), teria fechado o motociclista ao fazer uma conversão proibida, na saída para Governador Valadares.

Os dois ocupantes da moto caíram ao chão, sofrendo ferimentos leves. Raphael continuou em alta velocidade pela contramão de direção na avenida Pedro Linhares. O motorista do caminhão Volkswagen 24-250, placas MTT-0070 (Boa Esperança/ES), Renato Verly Cunha, 31, alegou que não teve como evitar o impacto frontal.

Na violência do impacto, o cabeleireiro morreu na hora, preso entre as ferragens do seu carro, conforme constataram os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O motorista do caminhão sofreu apenas ferimentos leves. Depois dos trabalhos do perito Hebert De Mingo foi autorizada a retirada do corpo de “Carioca” removendo-o para o Instituto Médico Legal (IML) de Ipatinga.

Vascaíno

Proprietário do salão de beleza “Carioca”, na rua Miozótis, no bairro Esperança, Raphael era casado e não tinha filhos, segundo os familiares da vítima. Eles alegaram que o rapaz era torcedor fanático do Vasco da Gama e estava triste após a derrota nos pênaltis para o Flamengo na decisão do campeonato de futebol do Rio de Janeiro.

Segundo um primo, ele deve ter bebido e, após o primeiro acidente com a moto, deve ter saído desesperado com o carro por não ter habilitação. Carioca era tão fanático torcedor do Vasco que ele tinha uma tatuagem da cruz-de-malta (símbolo do clube do seu coração) no antebraço direito, onde há também a imagem do Cristo Redentor. O enterro será no fim da tarde, no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, nesta terça-feira.

VEJA O VÍDEO:

Fonte: Diário do Aço

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