quarta-feira, 4 de maio de 2011

Matérias publicadas em 04/05/2011:

“Dnit faz audiência sobre duplicação da BR-381 - JA 2ª Edição”

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“Começa construção de nova passarela para pedestres sobre Rio das Velhas - MGTV 1ª Edição”

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“Pedestres reclamam de travessia em passarela sobre o Rio das Velhas - JA 1ª Edição”

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“Duplicação da BR-381 prevê a construção de 40 pontes e viadutos entre BH e Roças Novas”

João Henrique do Vale -

Publicação: 04/05/2011 15:30 Atualização: 04/05/2011 15:48

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresenta nesta quarta e quinta-feira o projeto de duplicação de dois lotes da BR-381. Está prevista a construção de 40 pontes e viadutos no trecho de 69 quilômetros de extensão entre Belo Horizonte e o entrocamento com a MG-436, próximo a Roças Novas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O projeto prevê também a diminuição de curvas em alguns pontos da rodovia e a ampliação do raio de curvatura. Essas medidas prometem aumentar a segurança das novas pistas da rodovia.

Os detalhes do projeto e o aumento da capacidade dos lotes 7 e 8 serão apresentados em audiências públicas realizada nesta quarta-feira, em São Gonçalo do Rio Abaixo e quinta-feira em Belo Horizonte. Elas dão início ao processo de licitação das obras para o segmento que vai do km 389 ao km 458 da rodovia. O lote 07 compreende os serviços que serão executados no trecho entre os quilômetros 389 e 427. Já o lote 08, abrange as obras entre o km 427 e o km 458.

As apresentações do projeto atendem a uma exigência da Lei de Licitações, nº 8.666, que determina a realização de audiências públicas antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões.

Ponte interditada

Parte da estrutura localizada sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Grande BH, caiu no fim da tarde de terça-feira. Com a queda, a passadeira feita pelo exército para a passagem de pedestres sofreu avarias que já foram concertadas. Nesta quarta-feira, engenheiros do Dnit começaram os trabalhos para construção da passarela metálica que irá substituir a estrutura feita pelos militares.

Fonte: Portal Uai

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“Dnit promove audiência sobre duplicação da 381”

04/05/2011 - 00h00

DA REDAÇÃO - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promove nesta quarta-feira (4) a primeira audiência pública que vai marcar o início do processo de licitação das obras de duplicação da BR 381. A reunião será realizada no Centro Cultural do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, localizado a 125 km de Ipatinga, a partir das 14h30.

A audiência atende a uma exigência da Lei de Licitações, nº 8.666, que determina a realização de audiências públicas antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões. O objetivo é esclarecer dúvidas e recolher sugestões da sociedade.

Estas reuniões dão início ao processo de licitação das obras no trecho de cerca de 70 quilômetros de rodovia, localizado entre Belo Horizonte e o rio Una, no entroncamento com a MG-436.

No lote 07, os serviços serão executados no trecho entre os quilômetros 389 e 427. Já no lote 08, as obras serão no segmento entre o km 427 e o km 458.

Estão programadas cerca de 40 obras de grande porte (pontes e viadutos rodoviários). O projeto também prevê a eliminação de curvas em alguns pontos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura.

Fonte: Diário do Aço

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“Dnit começa trabalhos para construção de passarela metálica na BR-381”

Thobias Almeida / Cristiane Silva

Publicação: 04/05/2011 15:00 Atualização: 04/05/2011 16:47

20110504150234646098iPassadeira construída pelo Exército será substituída por passarela metálica do Dnit

Engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começaram nesta quarta-feira os trabalhos para a construção da passarela metálica que irá substituir a passadeira feita pelo exército para a passagem de pedestres na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Confira a galeria de fotos do trânsito no local

No fim da tarde de terça-feira, parte da estrutura da ponte sobre o Rio das Velhas caiu. O concreto represou a água, deixando a passagem mais estreita, o que acelerou a corrente do rio. Um dos suportes flutuantes da passadeira, que recebem a água e expelem do outro lado, acabou não suportando e a passadeira se moveu.

O suporte foi substituído pelo Dnit e os pedestres utilizaram a passagem normalmente nesta quarta. Segundo a empreiteira responsável pela construção da nova ponte, a queda da estrutura já estava prevista pois a parte que caiu será usada para que as máquinas cheguem a outra base da ponte.

Fonte: Portal Uai

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“Iniciada a construção de uma nova passarela para pedestres na BR-381, em Sabará”

MÁBILA SOARES

www.twitter.com/Otempoonline

FOTO: CRISTIANO TRADE/O TEMPOPASSARELA AO LADO DA PONTE DO RIO DAS VELHASExército deve ajudar na construção da nova passarela de pedestres

Uma nova passarela para pedestres começa a ser construída nesta quarta-feira (4) sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), a estrutura deve ficar pronta no final desta semana, caso não aconteça nenhum imprevisto.

A nova passarela vai substituir a passagem metálica construída pelo Exército e será construída pela mesma empresa responável pela demolição da ponte de concreto.

Por causa da chuva, parte da estrutura da ponte do Rio das Velhas, que está sendo demolida, desabou nas águas do rio, nessa terça-feira (3). O incidente provocou o afundamento de um dos lados da passarela para pedestres e assustou moradores da região.

Daqui a duas semanas, devem começar os trabalhos para construção da ponte definitiva sobre o Rio das Velhas.

Fonte: O Tempo Online

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“Proibição de carretas gera caos no desvio de Santa Luzia O Dnit precisou voltar atrás e liberar o tráfego nesta manhã para solucionar a confusão no trânsito”

Luana Cruz - Thobias Almeida

Publicação: 04/05/2011 12:37 Atualização: 04/05/2011 12:58

20110504124419841308aUma grande fila de veículos de carga se formou na entrada de Santa Luzia

O trânsito ficou muito complicado na cidade de Santa Luzia, na Grande BH, onde é feito o desvio na BR-318 por causa da ponte sobre o Rio das Velhas que cedeu. No início da manhã desta quarta-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que ficou proibido o tráfego de veículos articulados (carretas) no desvio. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou a informações dizendo que a decisão foi tomada na terça-feira.

Veja a galeria de fotos

Porém, nesta manhã os motoristas ainda não sabiam dessa proibição e tentaram acessar a Avenida Beira Rio (LMG-145), dentro de Santa Luzia. Ao chegarem na ponte, que dá acesso à cidade, foram avisados sobre a nova regra. Uma grande fila de veículos de carga, entre caminhões e carretas, se formou. O trânsito ficou caótico na região e exigiu paciência de motoristas. A situação começou a ficar complicada por volta de 6h e até 12h ainda havia engarrafamento no local.

O superintendente do Dnit, Sebastião Donizete de Souza, foi ao local e decidiu liberar emergencialmente o tráfego de veículos pesados. A decisão foi tomada para liberar o tráfego, pois motoristas não poderiam seguir viagem.

Santa Luzia tem sofrido com o grande fluxo de veículos desviados na BR-381 e que tomam as ruas do município todos os dias. O Dnit já prometeu melhorias na LMG-145. O órgão tem um pacote de medidas para enfrentar a situação de emergência e melhorar as rotas alternativas. Foram anunciadas a recuperação do asfalto, fechamento de erosões e implantação de sinalização nos desvios.

Fonte: Portal Uai

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“Pedestres reclamam de travessia em passarela sobre o Rio das Velhas”

Luana Cruz - Thobias Almeida

Publicação: 04/05/2011 10:13 Atualização: 04/05/2011 12:57

20110504101657502496eEm alguns momentos desta manhã, filas se formaram na cabeceira da pinguela

A travessia pela passarela sobre o Rio da Velhas, ligando os bairros Capitão Eduardo, em Belo Horizonte, e Borges, em Sabará, ficou complicada no horário de pico, na manhã desta quarta-feira. Na noite de terça, o acesso precisou ser interditado, pois houve a queda de parte da ponte de concreto da BR-381, que já está em processo de demolição.
Veja a galeria de fotos
O material que cedeu e caiu no rio aumentando o nível da água. A chuva de terça-feira também contribuiu para aumentar a correnteza. Com isso a passagem pela pinguela, instalada pelo Exército, ficou prejudicada.

Os problemas foram rapidamente solucionados por equipes do Exército, retomando a travessia normal pela passarela, porém nesta manhã moradores ainda reclamavam da passagem.
Em alguns momentos desta manhã, filas se formaram na cabeceira da pinguela. As pessoas que precisaram atravessar a ponte tiveram que ter paciência. Na noite de terça-feira, passageiros dos ônibus dos bairros Borges e Borba Gato (Sabará) e Bom Destino (Santa Luzia), que faziam baldeação no local, tiveram que seguir viagem pelo desvio na MG-020.

20110504101809531352oParte da ponte, em processo de demolição, caiu no Rio das Velhas

Fonte: Portal Uai

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“Tráfego de carretas fica proibido no desvio da BR-381 em Santa Luzia”

Luana Cruz - Thobias Almeida

Publicação: 04/05/2011 10:01 Atualização: 04/05/2011 12:57

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou na manhã desta quarta-feira que fica proibido o tráfego de veículos articulados (carretas) no desvio por Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão dessa quarta muda determinações anteriores dos órgãos que administram as estradas.

Veja a galeria de fotos

Assim que a ponte sobre o Rio das Velhas cedeu, em abril, a PRF orientou motoristas de veículos pesados a passar pelo desvio de Sabará/Caeté. Pouco depois, a rota alternativa por Santa Luzia foi liberada para o tráfego de veículos até 20 toneladas, conforme informou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). Mais adiante, o Dnit determinou que poderiam circular na Avenida Beira Rio, em Santa Luzia, veículos com até 30 toneladas.

Nesta manhã, continua caótico o trânsito dentro de Santa Luzia. A cidade tem sofrido com o grande fluxo de veículos desviados na BR-381 e que tomam as ruas do município todos os dias. O Dnit já prometeu melhorias na LMG-145. O órgão tem um pacote de medidas para enfrentar a situação de emergência e melhorar as rotas alternativas. Foram anunciadas a recuperação do asfalto, fechamento de erosões e implantação de sinalização nos desvios.

Fonte: Portal Uai

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“Desvio da BR-381 em Santa Luzia é bloqueado novamente para o tráfego de veículos pesados”

PRISCILA COLEN

www.twitter.com/Otempoonline

O desvio que era feito por Santa Luzia, desde que a ponte sobre o Rio das Velhas foi interditada, foi bloqueado mais uma vez para a passagem de veículos pesados.
Carretas articuladas acima de oito toneladas estão proibidas de passar pelo local, e a melhor opção de desvio é por Ouro Preto e Mariana, utilizando a BR-040 e a BR-356.

O motivo do bloqueio, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, são as condições da AMG-145 no trecho de Santa Luzia, que podem piorar com o intenso tráfego de carga pesada.

O Dnit já havia informado que carretas articuladas com peso acima de oito toneladas estariam proibidas de passar pelos desvios de Santa Luzia, Sabará e Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Fonte: O Tempo Online

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BR-381 .Chuva e entulhos aumentaram pressão sobre a estrutura

“Passarela cede e pedestres ficam ilhados por três horas”

Prefeito de Sabará atribui incidente a erro do Dnit durante demolição da ponte

JOANA SUAREZ

FOTO: DANIEL IGLESIAS - 2.5.2011foto_03052011231107Entulhos. Empresa teria deixado cair pedaços de concreto e outros materiais no rio das Velhas

Como se já não bastassem os transtornos enfrentados pelos moradores de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, desde a interdição da ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, muitos deles ficaram "ilhados" na noite de ontem, sem poder retornar para casa, porque a passarela provisória para pedestres montada pelo Exército cedeu e ficou interditada por mais de três horas.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) alegou que o nível do rio das Velhas subiu por causa da chuva que atingiu a cidade ontem, e isso colaborou para danificar a estrutura. Segundo o órgão, um dos botes que sustentavam a passarela cedeu.

De acordo com os moradores da região, a estrutura foi interditada pelo Exército por volta das 17h e só foi liberada depois das 20h. A passagem foi então limitada a duas pessoas por vez, já que a passarela ficou comprometida.
A faturista Heloísa Campos, 31, moradora de Sabará, disse que saiu do trabalho às 16h e só consegui chegar em casa às 21h30. "A situação foi um caos absurdo. Ficamos ilhados esperando uma solução. Quando o Exército liberou a passagem, já não tinha mais ônibus para fazer a baldeação. Tinha mais de 300 pessoas na fila aguardando pelos coletivos", afirmou.

Ela ressaltou que a população da cidade não aguenta mais tanto desgaste. "Eles se preocuparam em demolir a ponte, mas não pensaram na segurança dos pedestres e jogaram a ponte toda no rio", disse.

Erro. O prefeito de Sabará, Willian Borges, também culpa o Dnit pelo ocorrido. Segundo ele, ao demolir a ponte, a empresa contratada pelo órgão deixou cair entulhos e pedaços de concreto no rio. Para Borges, isso teria ajudado a aumentar a pressão da água, que rompeu o cabo de sustentação da passarela.
"Eles prometeram que não iriam deixar os entulhos da demolição cair no rio, mas não cumpriram", criticou Borges.

Segundo o prefeito, o Exército vai realizar amanhã uma manutenção na estrutura. O Dnit tinha prometido uma nova passarela provisória, mais alta e mais segura, que seria construída 15 dias após a instalação da primeira, prazo que terminaria no próximo sábado, dia 7. O órgão, porém, já adiou esse prazo para 30 dias.

20110504fotoavulsa_03052011231055

Fonte: O Tempo

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“Passarela sobre Rio das Velhas, na BR-381, fica interditada”

Landercy Hemerson -

A passarela de pedestres sobre o Rio da Velhas, ligando os bairros Capitão Eduardo, em Belo Horizonte, e Borges, em Sabará, teve que ser interditada no começo da noite desta terça-feira.

De acordo com a cabeleireira Denise de Castro, moradora do Borges, pouco antes das 18h, pelo menos cinco barcos que dão sustentação à passarela foram tomados pelas águas do rio, que aumentaram em consequência da chuva. “Centenas de pessoas estavam do outro lado, no Capitão Eduardo, aguardando para atravessar, quando houve o deslocamento dos barcos e parte da passarela ficou debaixo d’água”.

Os passageiros dos ônibus dos bairros Borges e Borba Gato (Sabará) e Bom Destino (Santa Luzia), que faziam baldeação no local, tiveram que seguir viagem pelo desvio na MG-020. Depois de quase três horas militares do Exército conseguiram resolver os problemas na passarela e, em grupos de cinco pessoas, os moradores da área voltaram a fazer a travessia.

No começo da tarde, houve queda de parte da ponte de concreto da BR-381, no local. No dia 20 foram constatados problemas estruturais que levaram ao fechamento do tráfego na ponte.

Fonte: Portal Uai

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“Caminhão com sucata tomba e interdita BR-381 em Contagem”

PRISCILA COLEN

www.twitter.com/Otempoonline

FOTO: ALEX DE JESUS/O TEMPOfoto_04052011102921Tombamento do caminhão complicou o trânsito na manhã desta quarta-feira na BR-381, em Contagem.

Um caminhão carregado com sucata tombou na manhã desta quarta-feira (4), na altura do km 495 da BR-381, em Contagem.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o caminhão saiu da pista e tomou, deixando uma faixa interditada no sentido São Paulo.
Ninguém ficou ferido e trânsito já foi normalizado no trecho.

Fonte: O Tempo Online

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“Caminhão com sucata tomba e deixa trânsito lento na BR-381, em MG”

Às 9h50, uma faixa no sentido BH-SP estava interditada, segundo a PRF.
Ninguém ficou ferido no acidente.

Um caminhão carregado com sucata tombou nesta quarta-feira (4) e deixou o trânsito lento na BR-381, na altura do km 495, na entrada de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que informou que o acidente aconteceu por volta das 7h20.

Às 9h50, uma das faixas no sentido Belo Horizonte-São Paulo estava interditada, segundo a PRF. Não há previsão para retirada do veículo da pista.

Fonte: G1 MG

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“Problemas com carretas deixam trânsito lento na Grande BH”

Os veículos interditam parte do tráfego na Via Expressa, em Contagem, e na BR-381, em Betim

Amanda Paixão - Repórter - 4/05/2011 - 08:30

Uma carreta com problemas mecânicos causa lentidão no trânsito da Via Expressa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (4).

Segundo a Transcon, a carreta bitrem está parada na faixa esquerda da via, altura do Bairro Parque São João. O trânsito é lento no sentido metrô, próximo ao Posto Pica Pau.

O trânsito também é lento na BR-381, em Betim, na RMBH, por causa de um tombamento de um carreta na manhã desta quarta-feira.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do veículo seguia em direção a São Paulo quando perdeu o controle na altura do quilômetro 495. A carreta, carregada de sucata plástica, tombou e interditou a faixa da esquerda da via. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Hoje em Dia

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“Indignados com BR-381, vereadores aprovam moção de repúdio ao Dnit”

Rodrigo AndradeÁrea de transferência01

A situação da BR-381 foi debatida durante a reunião da Câmara de Vereadores de Itabira nessa terça-feira, 3 de maio. Os legisladores mostraram indignação com o que tem ocorrido na rodovia e aprovaram uma moção de repúdio contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela manutenção das estradas federais brasileiras. O documento será entregue em Brasília como forma de protesto da Câmara de Itabira pelas promessas de duplicação até agora não cumpridas e também por causa da inércia do departamento no caso da ponte sobre o Rio das Velhas, em Sabará. “Uma moção de repúdio é até pouco para o Dnit”, afirmou o vereador Geraldo Torrinha (PDT).

O coro dos descontentes foi puxado pela vereadora Martha Mousinho (PTN). Ela mostrou indignação com a situação da ponte e com o tempo que atualmente se gasta para ir de Itabira a Belo Horizonte. Para ela, o brasileiro é muito pacífico e que, por muito menos, pessoas de outros países saem às ruas para protestar. “Minha voz pode ser mansa, mas estou indignada, com muita raiva mesmo. Está na hora de cobrar com veemência do Governo Federal. Essa ponte tem que ser recuperada imediatamente”, reclamou.

Geraldo Torrinha acompanhou a colega e também demonstrou indignação com a rodovia. Segundo o pedetista, Minas Gerais é tratado de forma desrespeitosa pelo Governo Federal. O vereador definiu como “balelas” as promessas de duplicação do Dnit e afirmou ser a favor da privatização se isso for garantir uma estrada com boas condições. “Falar da 381 virou brincadeira. Hoje, uma viagem de Itabira a Belo Horizonte dura cinco, seis horas. E o Governo Federal apenas cruza os braços”, exclamou, em tom de revolta.

A moção de repúdio ao Dnit foi proposta por Solimar Silva (PSDB) e imediatamente acolhida pelos colegas. O líder do prefeito na Câmara, José Celso de Assis (PR) falou dos problemas da rodovia e reclamou que a tecnologia está avançada demais para que o Dnit estipule prazo de seis meses para consertar uma ponte. “É claro que eles têm como fazer mais rápido. Era só ter um pouco mais de respeito”, comentou.

Os vereadores vão levar às outras cidades que dependem da BR-381 a ideia da moção de repúdio ao Dnit. A intenção é pressionar o órgão federal a ter mais agilidade no conserto da ponte em Sabará e também cobrar a duplicação da rodovia. Na tarde desta quarta-feira, 4 de maio, uma Audiência Pública no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo vai abrir oficialmente o cronograma para a licitação das obras de Belo Horizonte até o rio Una, em São Gonçalo.    

Fonte: DeFato Online

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“Moradores fecham rodovia usada como alternativa para BR-381”

Os manifestantes bloquearam a via nos dois sentidos e causaram congestionamento de aproximadamente cinco quilômetros

Amanda Paixão - Repórter - 4/05/2011 - 09:18

Moradores do Bairro Rosarinha, em Santa Luzia, na Região Metropolitana, fecharam a MG-20 como protesto, na manhã desta quarta-feira (4). A rodovia é um dos desvios da BR-381, que está interditada em Sabará por causa da queda da ponte que passa sobre o Rio das Velhas. Pneus e pedaços de madeiras foram queimados e o trânsito ficou lento na região.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, cerca de 50 pessoas se reuniram por volta de 6h30 da manhã e protestaram contra as promessas do prefeito da cidade, Gilberto Dornelas. Os moradores contam que na candidatura, ele teria prometido asfaltar as ruas do Bairro Rosarinha, promessa que ainda não foi cumprida. Além disso, os moradores reclamam da sujeira e da precária coleta de lixo na região.

Durante a protesto, os manifestantes bloquearam a via nos dois sentidos e causaram congestionamento de aproximadamente cinco quilômetros. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo provocado pelos manifestantes.

Fonte: Hoje em Dia

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“Palco de acidentes na BR-381 recebe correção”

Wôlmer EzequielI010558Trevo de acesso ao bairro Águas Claras recebe melhorias pelo Dnit

PARAISO – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já está readequando o trevo da BR-381 que dá acesso ao bairro Águas Claras, em Santana do Paraíso. Na tarde desta terça-feira (3), começaram as obras próximas ao trevo.

Está sendo marcada a faixa de aceleração e será instalado radar com velocidade máxima de 50 km/h a pedido de uma comissão organizada pela Associação de Moradores do bairro.

O presidente da associação, Varley Cândido de Assis, informou que, além de quatro acidentes sem vítimas, somente em 2010 foram registradas três colisões com mortes envolvendo veículos que saíam da rodovia e manobravam para acessar o bairro. Na reta final de 2009 também ocorreu outro acidente com morte no local.,

Com as novas modificações no trevo os motoristas deixarão de fazer conversões perigosas. Atualmente, o motorista que sai do bairro Águas Claras e vai seguir no sentido de Ipatinga tem de aguardar a oportunidade para entrar na pista, pela inexistência desta faixa de aceleração na direção mencionada.

Para quem sai do bairro e pretende seguir sentido Belo Oriente o recomendável e mais seguro é ir ao trevo do bairro Parque Caravelas e fazer a conversão.

No entanto, a maioria dos motoristas, na pressa, prefere arriscar fazendo o cruzamento da pista em um local perigoso, de alta velocidade e pouca visibilidade. Para os motoristas que trafegam de Ipatinga rumo a Águas Claras, o correto é seguir até o trevo do Greenpark e da Vital e fazer o retorno.

Fonte: Diário do Aço

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“Trevo do Águas Claras terá velocidade controlada”

PARAÍSO – O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) começou nesta terça-feira (03) as obras de instalação de dois controladores de velocidade na BR-381, na saída de Ipatinga para Governador Valadares. As obras estão sendo feitas no quilometro 235, em frente ao trevo de entrada para o Bairro Águas Claras, pertencente ao município de Santana do Paraíso. A obra é uma reivindicação da Associação de Moradores do bairro, e foi requisitada ao órgão nacional após a morte do pastor Vicente Martins Faria, de 82 anos, em um acidente ocorrido no dia 6 de dezembro de 2010.

Segundo o presidente da Associação do Bairro Águas Claras, Varley Cândido de Assis, a obra foi solicitada junto ao DNIT ainda em dezembro. “Já tivemos muitos acidentes nesta saída do bairro, quando os carros estão saindo e pegam o fluxo da BR. Só no ano passado foram três vítimas fatais, entre elas o pastor Vicente Martins”, lembrou Varley. No dia 6 de dezembro, quando trafegava no sentido Ipatinga-Valadares em um táxi, o pastor foi atingido na lateral do carro por uma caminhonete Fiat Strada ao tentar entrar no trevo para o bairro. O fluxo de carros no local é intenso, devido à BR-381 e por ser a saída principal do bairro, que tem 3,5 mil habitantes.

Outras melhorias

Além da instalação do controlador de velocidade, o trecho receberá, até o final do ano, a conclusão de outras obras para melhorar o tráfego de veículos no local e evitar acidentes. “Quase todos os acidentes que acontecem aqui são porque, ao invés do condutor fazer o retorno mais embaixo (próximo ao Green Park), tenta entrar aqui no trevo. Por isto, além dos radares no local, o DNIT irá fazer, até o final do ano, pistas para desaceleração na entrada do bairro, e de aceleração para a saída. Iremos colocar mais uns cem metros de meio-fio dos dois lados do trevo para evitar que os condutores virem aqui”, explicou o presidente. A pista de desaceleração começará próximo ao estacionamento do clube, junto ao retorno, e deve ser concluída até o final do ano. O mesmo acontecerá para a pista de aceleração, na saída do bairro para Ipatinga.

Fonte: JVA Online

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