“Duplicação da BR-381 caminha - JA 2ª Edição”
“Carretas estão proibidas de passar por devio em Santa Luzia - JA 1ª Edição”
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“Confira a sequência de erros que provocou caos no trânsito da BR-381”
Publicação: 05/05/2011 06:00 Atualização: 05/05/2011 07:43
Cidade da Grande BH parou, com veículos de carga à espera de definição. Depois de muito transtorno, todos foram liberados
Uma das cidades mais afetadas pelos desvios impostos pela interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, Santa Luzia, na região metropolitana, parou na manhã dessa quarta-feira. Dezenas de carretas articuladas ficaram estacionadas nas ruas da cidade, pois foram impedidas pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de continuar viagem pela AMG-145, conhecida como Avenida Beira Rio, acesso à rodovia federal. Segundo o tenente-PM Geraldo Donizete, a proibição foi decidida em reunião entre o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a prefeitura local. Porém, os caminhões foram barrados já dentro da cidade, o que travou o tráfego. Caminhoneiros esperaram por até seis horas para deixar o município.
Confira a galeria de fotos do trânsito no local
O tenente Donizete explicou que a PRMv só pode atuar a partir da AMG-145 e que a proibição de entrar na cidade por outros caminhos cabe à prefeitura. “Está proibido o tráfego de caminhões articulados pelo desvio de Santa Luzia, exceção feita apenas a veículos locais, que atendem ou partem do município. Caminhões bitrem estão proibidos de qualquer forma”, afirmou. Os caminhões autorizados a circular receberão um selo de identificação para facilitar a fiscalização.
Uma ponte e 9 erros
A sucessão de equívocos que começou com a interdição e parece sem data para acabar. Confira:
1 - Prevenção inadequada
Duas intervenções para revitalizar a ponte do Rio das Velhas, há 12 e há oito anos, não foram capazes de evitar que a estrutura sucumbisse ao tráfego diário de cerca de 50 mil veículos. Sem manutenção que prevenisse o problema, a estrutura cedeu em 20 de abril, véspera do feriado prolongado da Semana Santa. O Dnit constatou que uma das sapatas de sustentação, baseadas no rio, ficou sem apoio.
2 - Comunicação ineficaz
Logo depois, com uma comunicação ineficiente sobre os desvios, milhares de carros, caminhões e ônibus enfrentaram congestionamentos quilométricos tanto na saída quanto na volta do feriadão. Para piorar, em 21 de abril, a BR-356, caminho para o desvio por Ouro Preto, foi fechada para caminhões durante toda a manhã. Dezenas de caminhoneiros esperaram por horas para seguir viagem.
3-Falta de fiscalização
A falta de agentes de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, da PM Rodoviária, das prefeituras de Santa Luzia, Caeté e Sabará e do Dnit fizeram com que carretas e até bitrens circulassem por ruas estreitas e inadequadas das cidades históricas, o que provocou abalos na estrutura de casas, deteriorou o pavimento de vias urbanas e travou o tráfego urbano nos municípios atingidos.
4 - Tranquilidade em excesso ~
Somente depois de nove dias de interdição houve reunião formal entre todas as autoridades envolvidas, para traçar plano de emergência capaz de enfrentar os problemas gerados pela interdição. O encontro, ocorrido em BH, contou com a participação do diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot.
5 - Bate-cabeça entre envolvidos
As constantes mudanças nas permissões de circulação de veículos pesados em Santa Luzia permanceram até ontem, quando se teria chegado a um consenso, segundo a PM. O prefeito de Sabará, William Borges, criticou a falta de comunicação entre os vários envolvidos, o que estaria contribuindo para agravar os problemas.
6 - Demora para agir
Somente depois de 14 dias foi eliminada cratera que fazia com que o tráfego em um trecho da AMG-145, uma das rodovias usadas como desvio, fluísse em meia pista.
7 - Uma festa fora de hora
Com desvios já precários e mesmo diante de todos os problemas, a Prefeitura de BH resolveu dar sua parcela de contribuição para o caos: a BHTrans fechou a Via 240, prolongamento da MG-020, uma das ligações entre Santa Luzia e Belo Horizonte, para as comemorações do 1º de Maio.
8 - Demolição atrapalhada
A obra de demolição da estrutura abalada teria provocado a interdição da passadeira usada por milhares de pessoas para ter acesso ao transporte coletivo, embora a empreiteira responsável pelo trabalho negue relação com o transtorno.
9 - Invasão de área privada
O Dnit não pediu autorização de uso ao proprietário do terreno em que se concentra grande parte dos esforços para resolver a situação. Sequer a medição da faixa de domínio da rodovia foi feita antes da instalação do canteiro de obras.
Fonte: Portal Uai
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“Dnit não sabe explicar por que invadiu terreno de empresário na BR-381”
Álvaro Fraga - Estado de Minas
Publicação: 05/05/2011 17:50 Atualização: 05/05/2011 18:09
Ademir Serra afirma que sua propriedade foi tomada por homens e máquinas, que teriam derrubado cerca para instalação de estruturas
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não sabe explicar porque invadiu uma área particular nos arredores da ponte interditada no Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Questionada sobre as razões para a ocupação do terreno, que está sendo usado como base para as operações emergenciais na região, a assessoria de imprensa do órgão disse que não poderia responder à pergunta e que desconhecia as razões para a invasão do imóvel.
Depois da denúncia da invasão, feita pelo dono do terreno, o empresário Ademir Guimarães Serra, de 46 anos, a única providência do Dnit foi marcar uma conversa informal com ele. O encontro ocorreu nesta quinta-feira de manhã, nas proximidades da ponte. O representante do Dnit, o engenheiro Alexandre Oliveira, pediu a Ademir que formalizasse suas queixas e as encaminhasse, por e-mail, à direção da estatal.
A orientação não agradou Ademir, que esperava que o Dnit se responsabilizasse por tudo o que está sendo feito em seu terreno. "Eles não assumiram nada. Apenas me pediram para enviar minhas reivindicações", disse o dono do terreno, que não esconde sua preocupação com os prejuízos que poderá ter com os atos do Dnit.
O maior temor do empresário é o impacto ambiental das obras para construção das pontes provisórias de metal, que serão instaladas pelo Exército, e da passarela metálica que está sendo montada pelo Dnit e que ficará pronta até domingo. Segundo Ademir, as empreiteiras contratadas para executar as obras estão desmatando uma área de preservação permanente e despejando entulho de forma ilegal.
Fonte: Portal Uai
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“Empresário acusa Dnit de invadir terreno para fazer obras na BR-381”
Publicação: 05/05/2011 06:00 Atualização: 05/05/2011 06:28
Ademir Serra afirma que sua propriedade foi tomada por homens e máquinas, que teriam derrubado cerca para instalação de estruturas. Dnit anuncia reunião às pressas
Uma propriedade privada invadida pelo poder público. Assim o empresário Ademir Guimarães Serra, de 46 anos, classifica o que vem ocorrendo em seu terreno, que serve de base para todas as operações emergenciais executadas nos arredores da ponte condenada do Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Passados 14 dias da interdição da estrutura abalada, que já está sendo demolida, nenhum representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se deu ao trabalho de procurar o dono da área que se tornou fundamental para que a situação seja resolvida. Ademir Serra ameaça fechar o acesso à área, hoje transformada em canteiro de obras e estação de ônibus. O Dnit, que admite não ter feito medições para observar se estava invadindo área privada, anunciou às pressas uma reunião com o empresário.
O proprietário, que vive em Sabará e apresentou a escritura e o contrato de compra da terra, diz que, a esta altura, a preocupação maior não é mais o contato com as autoridades, mas sim com o que já foi feito no local. Sentindo-se atropelado, desinformado e com receio de futuros problemas – como ter de assumir passivos ambientais decorrente das obras –, ele critica a atuação da autarquia federal. “Apesar de as obras serem emergenciais, isso não dá direito a órgão nenhum de agir contra a lei. Não me pediram autorização e não me informaram sobre nada. Talvez, amanhã (hoje) eu feche a passagem”, ameaçou. O empresário relata que esteve no local três vezes em busca de explicações e deixou telefones de contato, mas diz que ninguém o procurou.
Ademir Serra denuncia a presença de bota-foras irregulares e da intervenção nas margens do Rio das Velhas sem que nenhum estudo ambiental fosse apresentado a ele. “Eles estão mexendo em área de preservação permanente e despejando entulho de forma irregular. Depois, o pessoal do meio ambiente virá em cima de mim, que sou o dono”, reclama. Ele próprio mantém um bota-fora perto de onde ocorrem os trabalhos e admite que já sentiu na pele o rigor da fiscalização ambiental. Hoje, afirmou, a atividade está regularizada.
A área reclamada pelo empresário é usada por militares do Exército, que mantêm as passadeiras destinadas aos moradores das cidades diretamente atingidas pela interdição, e pela empreiteira M.Martins, responsável pelas obras. Além disso, a baldeação que atende usuários do transporte coletivo é feita no local. Por fim, o terreno servirá como desvio depois que a ligação provisória com pontes do Exército estiver finalizada e ganhará inclusive asfalto e placas de sinalização.
Questão importante no caso é a faixa de domínio da BR, que é de 20 metros a partir do eixo da pista em cada sentido, no lado de Sabará, e de 25, no lado de Belo Horizonte. Serra diz que esse limite foi extrapolado em muito. “A verdade é que invadiram sem pedir autorização. Inclusive tiraram a cerca que delimitava a área de domínio”, garante o proprietário, referindo-se à faixa na lateral da rodovia em que o Dnit tem autonomia para intervir.
O departamento admitiu que até essa quarta-feira não havia feito medições para averiguar se o limite da faixa da domínio foi ultrapassado. Dando mostras de que tenta apagar um incêndio às pressas, a assessoria da autarquia informou que se reuniria com o empresário nesta quinta-feira.
Prejuízos
Ademir Serra calcula que terá prejuízos materiais com as intervenções. “Eu tinha objetivo de instalar aqui uma empresa de terraplanagem”, diz. Agora, o projeto terá de esperar no mínimo por seis meses, tempo estimado pelo Dnit para que tudo volte ao normal no trecho.
Por enquanto, o proprietário não pensa em acionar a Justiça. “Estou tentando resolver pelo meio mais fácil”, justifica. “Tenho responsabilidade social. Sei que, se o terreno for fechado, vai prejudicar muita gente. No entanto, não posso assumir a responsabilidade por algo que não fiz”, avalia, referindo-se aos trabalhos em execução, que julga estarem afrontando leis ambientais.
Duplicação
O Dnit divulgou o projeto de duplicação de dois lotes da BR-381. No trecho de 69 quilômetros entre Belo Horizonte e o entroncamento com a MG-436, próximo a Roças Novas, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte está prevista a construção de 40 pontes e viadutos. O projeto prevê também a diminuição de curvas em alguns pontos da rodovia e a ampliação do raio de curvatura em outros, medidas que, se implantadas, prometem aumentar a segurança das novas pistas.
Fonte: Portal Uai
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“Audiência discute duplicação da 381”
Poucas pessoas compareceram ao encontro que apresentou o lote 7 do projeto
Oscar LlorentePresença de público ficou aquém do esperado em função da importância do assunto tratado
SÃO GONÇALO – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) promoveu, na tarde de ontem, uma audiência pública para apresentar o lote 7 do projeto de restauração e melhorias da BR-381, trecho Norte.
A audiência é uma exigência da Lei 8666/93, que determina que a execução de obras com valores superiores a R$ 150 milhões deve ser tema de debate público. Nesta quinta-feira, o projeto do lote 8 será apresentando na sede do Dnit, em Belo Horizonte.
O encontro foi realizado no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, a 125 km de Ipatinga, e registrou um quorum abaixo do esperado, haja vista que o assunto tem gerado uma série de reclamações e polêmicas em função do atraso na viabilização da obra.
No dia anterior, por exemplo, vereadores de Itabira aprovaram uma moção de repúdio contra o Dnit, por causa da morosidade da duplicação da rodovia.
De acordo com o superintendente do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, a audiência foi o ponto de partida para o início do processo licitatório.
Pelo cronograma, após a audiência, o Dnit tem um prazo legal de 15 dias para lançar o edital de concorrência. A intenção, conforme o superintendente, é iniciar as obras nos trechos 7 e 8 ainda neste ano. “Se correr tudo de forma normal, em cinco meses a obra começa”, resumiu Sebastião Donizete.
A concorrência é pelo menor preço e as obras do lote 7, um trecho de 37,5 km entre o trevo de Caeté e o Rio Una, estão estimadas em pouco mais de R$ 399 milhões.
O prazo de execução é de 36 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. O projeto executivo desenvolvido pelo consórcio Engesol/Planex para esse lote, especificamente, prevê 17 obras de arte com a construção de quatro viadutos, cinco pontes, reforço na ponte sobre o Rio Vermelho e sete passagens inferiores/superiores.
Conforme Sebastião Donizete, em Minas Gerais a duplicação desse trecho é considerado prioritário pelo governo federal, haja vista que é no trajeto entre BH e João Monlevade que está concentrado o maior volume de tráfego de veículos e, consequentemente, o registro do maior número de acidentes.
Excesso
O engenheiro do Dnit, Carlos Rogério Caldeira de Lima, presidente da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Duplicação e Aumento da Capacidade da BR-381 Norte, lembrou que a readequação da rodovia entre o trevo de Caetés e Monlevade é de difícil implementação por questões técnicas relacionadas a topografia e tráfego excessivo.
Como exemplo, ele citou, por exemplo, que na saída de BH (em direção região Leste) circulam diariamente 100 mil veículos e em outros trechos o volume cai para 8 mil veículos. “Esse corredor exige soluções complexas. Quando se fala na duplicação da BR-381, tem que ser pensado de forma grande”, citou.
Ele mencionou também que foram realizados diversos estudos e três simpósios (sobre pavimentação, orçamento e operacional) sobre o trecho norte da BR-381, como forma de tentar equacionar os impactos que a rodovia terá durante as obras. A ideia é realizar a execução dos serviços sem interromper o trânsito.
ASSISTA O VÍDEO:
Fonte: Diário do Aço
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“Dnit promove audiência pública em São Gonçalo para esclarecer licitação das obras do lote 07 da BR-381”
05/05/2011 14h13
Flávia Henriques
Regional Monlevade
Flávia Henriques/DeFatoVídeo com o novo traçado da 381 no lote 07, após a duplicação, foi apresentado pelo Dnit
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) promoveu nessa quarta-feira, dia 04, uma audiência pública no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo. O objetivo do órgão era esclarecer as dúvidas em torno do processo de licitação das obras do lote 07, que compreende os trechos de Roças Novas e Rio Una, em São Gonçalo, além de obter sugestões da sociedade e demonstrar a importância do empreendimento. Neste lote, em específico, os serviços serão executados entre os quilômetros 389 e 427.
O presidente da Comissão de Licitação, Sérgio de Oliveira Costa Garcia, iniciou a reunião explicando aos presentes (em sua maioria representantes políticos de cidades vizinhas e da própria cidade sede) como seria procedida a fase de licitação das obras e quais os critérios seriam avaliados para que uma empresa saísse vencedora na concorrência pela execução do projeto. Informações sobre a fase do edital também foram passadas por ele. “A proposta segue o critério da mais vantajosa, no que diz respeito ao fator financeiro”, afirmou ele, lembrando que outros critérios também seriam estudados na decisão final por uma empresa.
A audiência atende a uma exigência da Lei de Licitações, nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que determina a realização de audiências públicas antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões. Segundo informações do superintendente do Dnit em Minas, Sebastião Donizete de Souza, os lotes 07 e 08 (compreende os trechos entre o Rio Una e a avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte) terão um investimento em torno de R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões de reais) cada.
Na opinião do superintendente, é possível que as obras dos dois lotes comecem ainda neste ano. “As obras podem ser concluídas entre 2012 e 2013. Para a Copa do Mundo, devemos ter concluído 20% da duplicação (os dois lotes), que é um trecho importante da BR”, respondeu Donizete ao DeFato Online. Em relação ao questionamento sobre a situação da ponte sobre o Rio das Velhas ele assegurou que a mesma já seria contemplada com uma ampliação. “Agora, iremos fazer uma nova ponte dentro do projeto da duplicação”, disse.
Modernização e capacidade
De acordo com o presidente da Comissão de Fiscalização dos projetos da BR-381, Carlos Rogério Caldeira de Lima, algumas mudanças no projeto da duplicação como as obras de modernização e o aumento de capacidade nos lotes 07 e 08 foram necessárias. Os lotes comtemplam as obras no trecho de cerca de 70 quilômetros, localizado entre BH e o rio Una. No lote 08, as obras ocorrerão entre o km 427 e o km 458.
Segundo o Dnit, o empreendimento compreende a redução de subidas e descidas e construção de novas pontes e viadutos. Estão programadas cerca de 40 obras-de-arte especiais de grande porte (pontes e viadutos rodoviários). O projeto também prevê a eliminação de curvas em alguns pontos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura. “Iremos aumentar o raio de curvatura em alguns pontos da estrada em, no mínimo, para 235 m. O normal desta estrada tem sido 90 m”, explicou Carlos Caldeira.
Meio Ambiente
O prefeito de Nova União, Moacir Barbosa de Figueiredo, que esteve presente à audiência pública, fez uma sugestão ao Dnit para que uma parceria seja promovida entre o órgão e as prefeituras dos municípios contemplados pela duplicação na área de Meio Ambiente e Desapropriação de imóveis. Em resposta, o engenheiro Carlos Caldeira afirmou que a parceria já vem ocorrendo em alguns municípios. “A sua sugestão já está anotada para que levemos a ação para outas prefeituras também”, assegurou ele, que ainda lembrou dos problemas surgidos no lote 07 em relação à questão ambiental. “Teve fiscal ambiental que multou o projetista sem ter conhecimentos sobre a papelada com autorização para fazer o estudo no local. Alguns não entendem que não estamos fazendo obra, estamos fazendo apenas o projeto. Tudo isso gera mais trabalho, demanda tempo e energia nossa”, avisou.
Desconfiança mesmo com audiências ocorrendo
Apesar do início das audiências públicas para tratar sobre o processo de licitação das obras de duplicação da BR-381, o clima de desconfiança, por menor que tenha se apresentado em São Gonçalo, continuou a pairar sobre alguns presentes no encontro. O próprio prefeito da cidade, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho), mostrou-se cauteloso sobre o início das obras dos dois lotes para este ano. “Estão trazendo uma informação mais consistente desta vez. Acredito que a duplicação saia, mas para agilizar (o processo) é preciso torcer, orar e acreditar”, disse Nozinho.
No entanto, foi a questão levantada pelo presidente da Fundação Casa de Cultura de João Monlevade, Marcos Martino, que mais chamou a atenção. Segundo Martino, autoridades políticas da região ainda estão desconfiadas do início das obras ainda em 2011. Ele quis saber de Carlos Caldeira se é certo o começo das obras. Na opinião do engenheiro do Dnit, é possível sim cumprir a data, mas há fatores naturais que devem ser levados em conta.
Já no final do encontro, o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB), que representa o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano, pediu a palavra para responder também à questão do representante monlevadense. “A duplicação é um dos propósitos da presidente Dilma Roussef. Se não iniciar agora, o importante é que a obra terá início”, enfatizou ele. O deputado ainda elogiou a forma como foi explanado o projeto do lote 07 pelo Dnit e garantiu que solicitará, por meio de um requerimento, a ida do órgão ao Vale do Aço para tratar não somente das informações sobre os lotes 07 e 08, mas também do 06, que liga João Monlevade a Governador Valadares.
Audiência Pública BR-381/MG, Lote 08
Ainda nesta quinta-feira, dia 05, a partir das14:30h, a Superintendência Regional do Dnit de Minas Gerais promove uma audiência pública na capital para esclarecer a licitação do lote 08. O endereço do local do encontro é a avenida Prudente de Moraes, 1.641, 1º andar, Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte. Podem participar as pessoas interessadas em saber sobre o processo de licitação ou que deseja apresentar alguma sugestão que venha a complementar os serviços do Dnit na questão da duplicação da 381.
Fonte: DeFato Online
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“São Gonçalo sedia audiência pública para a duplicação da BR-381”
O Departamento Nacional de Infratestrutura de Transportes (DNIT) realizou em São Gonçalo do Rio Abaixo, na tarde de quarta-feira (4), a audiência pública referente à obra de duplicação do lote 7 da BR-381, trecho que compreende o percurso de Caeté ao Rio Una, em São Gonçalo, para dar início ao processo de licitação. Na quinta-feira (5), foi realizada em Belo Horizonte a audiência referente ao lote 8, que prevê a duplicação entre a capital e Caeté.
A audiência atende a uma exigência da Lei nº 8.666, referente a licitações, que determina a sua realização antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões. Ela foi conduzida pelos engenheiros do DNIT-MG Sérgio de Oliveira Costa Garcia e Carlos Rogério Caldeira de Lima, além da presença do superintendente do DNIT-MG, Sebastião Donizete de Souza.
O objetivo foi esclarecer dúvidas, obter sugestões da sociedade e demonstrar a importância do empreendimento que compreende na redução de subidas e descidas e construção de novas pontes e viadutos. Também estão programadas cerca de 40 obras-de-arte especiais de grande porte (pontes e viadutos rodoviários). O projeto prevê ainda a eliminação de curvas em alguns pontos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura, aumentando a segurança das novas pistas da rodovia.
Os lotes 7 e 8 tem extensão de 70 quilômetros e, de acordo com os engenheiros a obra custará em torno de R$ 400 milhões, com prazo de execução de 36 meses após a expedição da ordem de serviço. Segundo Carlos Rogério Caldeira, no trecho de 30 quilômetros entre Caeté e São Gonçalo será aproveitado cerca de cinco quilômetros da rodovia velha. Todos os trevos terão passagem de nível inferior e as todas as subidas terão três pistas.
O prefeito de São Gonçalo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho acredita que a duplicação será realizada. “Temos que torcer, rezar, mas o governo está sensibilizado, ainda mais com esse problema recente da ponte sobre o Rio das Velhas, as coisas estão caminhando melhor”, disse o prefeito.
Fonte: Via Comercial
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“Dnit será responsabilizado pelos prejuízos causados com interdição da ponte na BR-381”
Alvaro Fraga - Estado de Minas
Publicação: 05/05/2011 18:14 Atualização:
Os deputados estaduais que compõem os Blocos Transparência e Resultado e Parlamentar Social, vão protocolizar na Procuradoria da República em Minas Gerais uma representação para responsabilizar civilmente o Departamento Nacional de Infraestrutura Transportes (Dnit) pelos prejuízos causados com a interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Grande BH.
Na representação, os parlamentares exigem que o governo federal, representado pelo Dnit, realize vistorias em todas as pontes, viadutos e elevados situados nas rodovias sob sua jurisdição. Além disso, os deputados querem o ressarcimento dos prejuízos de ordem materiais ocasionados aos municípios integrantes da Região Metropolitana em razão da interdição da ponte sobre o Rio das Velhas.
Transporte pesado
A Prefeitura de Santa Luzia informou nesta quinta-feira que vai distribuir selos para que as empresas que operam no distrito industrial do município e em Sabará possam receber insumos e despachar mercadorias. A partir de sexta-feira, será distribuído um selo especial de identificação, que caminhões com até 15 metros de comprimento e capacidade de carga de até 30 toneladas terão de usar no vidro dianteiro. Com essa identificação, os veículos poderão passar pelas barreiras que impedem a circulação de caminhões pesados pela Avenida Beira-Rio, a AMG-145.
Os selos serão distribuídos às empresas que se cadastrarem na sede da prefeitura. Em princípio, serão entregues 1,2 mil selos, que serão repassados aos caminhoneiros.. A iniciativa da prefeitura tenta resolver um problema de logística das indústrias e empresas de serviços instaladas na região e que estão praticamente isoladas desde 20 de abril, quando a ponte no Rio das Velhas cedeu e foi interditada nos dois sentidos.
Fonte: Portal Uai
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“Deputados do Bloco Transparência e Resultado protocolam ação judicial contra o Dnit”
PRISCILA COLEN
www.twitter.com/Otempoonline
Deputados do Bloco Transparência e Resultado, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), estão protocolando, na Procuradoria da República, uma ação judicial para responsabilizar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) pelos prejuízos causados aos usuários, moradores e empresários das localidades atingidas pela interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, desde 20 de abril deste ano.
Os deputados exigem vistoria e ressarcimento dos prejuízos causados, e mencionam o descaso do Governo Federal por Minas Gerais, como na falta de repasse de verba, resultando no que eles afirmam ser o 'descaso vexatório da BR-381', que coloca os mineiros em risco. Ao todo, 32 deputados de partidos como DEM, PHS, PPS, PR, PRP, PRTB, PSDB, PTB, PTC e PTdoB fazem parte do bloco.
Fonte: O Tempo Online
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“Prefeito de Nova União denuncia: ponte sobre Rio Vermelho pode cair”
05/05/2011 15h31
Município teme que novos problemas de tráfego ocorram na estrada que já tem uma ponte interditada; o fato poderá prejudicar a economia
Flávia Henriques
Regional Monlevade
Flávia Henriques/DeFatoPrefeito Moacir de Figueiredo afirma que tirou as fotos da coluna após receber a informação dos moradores de Nova União
O prefeito de Nova União, Moacir Barbosa de Figueiredo (PP), fez uma denúncia grave na tarde dessa quarta-feira, dia 04, durante a audiência pública promovida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), em São Gonçalo do Rio Abaixo.
Minutos antes do início do encontro que tinha por objetivo, esclarecer o processo de licitação das obras de duplicação no lote 07 (que compreende os trechos de Roças Novas e Rio Una, em São Gonçalo), o prefeito afirmou a DeFatoOnline que a ponte sobre o Rio Vermelho estaria correndo sérios riscos de cair. Segundo Moacir de Figueiredo, a ponte que fica no trevo de acesso ao seu município, nas proximidades do km 42, está com a coluna de sustentação central comprometida devido ao desgaste natural da passagem dos anos de sua conclusão. “Ontem, eu mesmo fui ao local e tirei algumas fotos que mostram que a ponte está comprometida”, comentou. A ponte possui mais de 50 anos e necessita ser avaliada e, caso seja comprovado, de uma obra emergencial até que a obra da duplicação ocorra em seu trecho.
A informação da ameaça de queda da ponte foi passada ao Dnit por telefone e e-mail com o envio de fotos tiradas pelo prefeito. A comitiva do Dnit em São Gonçalo (formada por quatro analistas de infraestrutura, dois engenheiros da comissão de Licitação e Fiscalização do projeto da 381, além do superintendente em Minas Gerais) também foi comunicada sobre o problema. Os representantes do Dnit reafirmaram que vão enviar profissionais ao local para que sejam feitos estudos da ponte. O órgão havia dito por telefone ao prefeito de Nova União que uma equipe poderia chegar ao município nesta quinta-feira, dia 05, ou no mais tardar, nesta sexta, dia 06.
A ameaça somente foi detectada após os moradores de Nova União perceberem o desgaste da coluna central da ponte. Na opinião do prefeito Moacir de Figueiredo, o comprometimento da ponte se deve também ao assoreamento do Rio Vermelho e o peso excessivo dos veículos de grande porte que trafegam nela.
Se o Dnit não se empenhar em caráter emergencial no caso desta ponte, um novo problema surgirá na BR-381, que já possui uma ponte interditada no trecho que liga Sabará a Belo Horizonte. O fato só traria prejuízo para a economia do Estado e do País.
Fonte: DeFato Online
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BR-381.Prazo havia sido adiado, mas foi revisto após fechamento da estrutura, anteontem
“Nova passarela será entregue no domingo, garante o Dnit”
Até lá, população permanece sujeita a novas interdições, alerta Defesa Civil
MAGALI SIMONE
FOTO: CHARLES SILVA DUARTEPaliativo. Passagem foi liberada após reparos; demolição da ponte (à dir.) pode voltar a oferecer riscos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prometeu entregar neste domingo, dia 8, a nova passarela provisória para a travessia de pedestres sobre o rio das Velhas, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo as assessorias de comunicação do Dnit e da empresa de engenharia M. Martins - contratada em caráter emergencial -, a nova estrutura começou a ser montada ontem.
O anúncio foi feito após a interdição temporária da passadeira construída pelo Exército após a interdição da ponte sobre o rio, na BR-381. A passarela ficou fechada por cerca de três horas, na noite de anteontem, devido ao aumento do nível do rio, que ultrapassou a altura dos barcos que a sustentam.
Num primeiro momento, o Dnit havia prometido inaugurar a nova passarela 15 dias após a instalação da primeira, prazo que terminaria neste sábado, dia 7. O órgão, porém, chegou a adiar a previsão e informar que concluiria a obra só no dia 22 de maio.
De acordo com a M. Martins, a nova passarela será instalada ao lado da construída pelo Exército e, diferentemente da atual, flutuará sobre botes. Com isso, ficará num nível mais alto, o que, segundo a empresa, a torna mais segura.
Riscos. Enquanto espera, a população de Sabará permanece sujeita a novas interdições da atual passarela. Segundo o chefe da Defesa Civil da cidade, Elias Magalhães, uma nova chuva ou o lançamento de detritos no rio podem voltar a oferecer riscos aos pedestres no local.
Anteontem, o Dnit havia atribuído o fechamento da passadeira à chuva. A prefeitura de Sabará, porém, culpou o órgão pelo ocorrido. Segundo o prefeito Willian Borges, a empresa contratada para demolir a ponte deixou cair uma grande quantidade de entulho no rio.
Ponte. A demolição da ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, só deverá ser concluída no dia 22 de maio, 20 dias após o início da obra.
Segundo a M. Martins, essa também é a previsão para o início da construção do viaduto temporário destinado aos veículos leves.
Fonte: O Tempo
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Carretas
“Manifestação fecha rodovia pela manhã”
FOTO: Alex de JesusCaminhão tombou e interditou uma faixa no sentido São Paulo
Motoristas de carretas articuladas com peso superior a 8 toneladas protestaram ontem contra a limitação imposta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para os veículos pesados na estrada de Santa Luzia.
A via vem sendo utilizada como desvio para veículos desde a interdição da ponte sobre o rio das Velhas, na BR–381, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Muitos dos caminhoneiros se disseram surpresos com a proibição, e alguns queimaram pneus, impedindo a passagem de veículos nos dois sentidos da rodovia entre as 6h e as 12h.
O superintendente do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, esteve no local e suspendeu temporariamente a limitação, liberando o tráfego para a circulação das carretas com peso acima de 8 toneladas. (MSi)
Fonte: O Tempo
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“Duplicação”
Projeto.
Hoje, o Dnit promove audiência pública às 14h30 para discutir o processo de licitação dos lotes 7 e 8 da BR–381. Na pauta, está a construção de 40 pontes e viadutos entre a capital e o entroncamento com a MG–436, em Roças Novas, região Metropolitana.
Sabará. Será discutida a construção de dois viadutos entre Sabará e a capital.
Um deles seria destinado a carros de passeio, e outro, a veículos pesados.
Fonte: O Tempo
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“Liberada operação de carga e descarga nos municípios de Santa Luzia e Sabará”
MÁBILA SOARES
A partir de sexta-feira (6), a Prefeitura de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, começa a distribuição de selos para que empresas instaladas no Distrito Industrial do município e de Sabará possam realizar operações de carga e descarga nas cidades. Com a identificação especial, que será fixada no vidro dianteiro, caminhões com até 15 metros de comprimento e com até 30 toneladas poderão passar pelo bloqueio.
Ao todo, serão distribuídos 1.200 selos. Cerca de 50 empresas já estão cadastradas. Os responsáveis por estas empresas terão de comparecer até a prefeitura da cidade para pegar os certificados. Eles serão as responsáveis pela distribuição.
Desde o começo da tarde desta quinta-feira (5), está proibida a passagem de carretas pela AMG-145, também conhecida como Avenida Beira-Rio. A decisão é Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e fiscais de trânsito do município de Santa Luzia.
Com a interdição da ponte na BR-381 sobre o Rio das Velhas, em Sabará, no dia 20 de abril, a rodovia estadual é opção de desvio.
Fonte: O Tempo Online
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“Acidente com carreta de cimento deixa uma pessoa morta na BR-381, em Itapeva”
PRISCILA COLEN
www.twitter.com/Otempoonline
Uma carreta com placa de Atibaia, São Paulo, tombou na manhã desta quinta-feira (5), na BR-381, na altura do km 928, em Itapeva, no Sul de Minas Gerais.
O motorista, de 32 anos, morreu na hora. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, não havia mais ninguém no veículo, e nenhum outro carro se envolveu no acidente.
O motivo do tombamento não foi informado. Segundo informações da PRF, a pista já foi liberada nos dois sentidos.
Fonte: O Tempo Online
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“São Gonçalo e Monlevade terão balanças de fiscalização”
05/05/2011 09h06
As rodovias federais de Minas Gerais terão ainda neste ano mais 27 balanças para fiscalizar o excesso de peso de caminhões e carretas. O edital de licitação 162/2011, para instalação de 161 postos de pesagem em todo o país, será publicado na edição de quinta-feira (5) do Diário Oficial da União. O contrato para instalação, operação e manutenção das balanças foi dividido em 14 lotes e terá duração de 5 anos. Neste período, o custo será de R$ 1,1 bilhão. A previsão é de início da instalação ainda neste ano.
A BR-381, conhecida por Rodovia da Morte por causa do grande número de acidentes, vai receber apenas um posto de controle de excesso de peso. Ele será instalado entre São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade, na Região Central do Estado.
Atualmente, as rodovias federais brasileiras tem 70 balanças em operação, sendo 15 instaladas em Minas Gerais. Com a nova licitação, o Estado vai receber seis balanças fixas e 21 móveis. Uma delas será instalada na BR-262, entre Bom Despacho e Moema, na Região Centro-Oeste. Em Barbacena, na Zona da Mata, será instalado um equipamento na BR-265, próximo ao município de Tiradentes.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2010, cerca de 9,6 milhões de caminhões e ônibus passaram pelos postos de pesagem. Deste total, 8,8 milhões foram fiscalizados. Mais de 7% deles, totalizando 676.239 veículos, levavam cargas acima dos limites permitidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
O excesso total foi de 625.707 toneladas, considerando a pesagem feita por “Eixo”, por “PBT” (Peso Bruto Total) e por “CMT” (Capacidade Máxima de Tração), de acordo com a legislação. Os registros consideram os dados dos 70 postos que operaram nas rodovias durante todo o ano.
Em 2009, com 52 postos operando no país, passaram nas balanças de precisão 5,4 milhões de veículos e 8,5% deles (468.352) transportavam carga em excesso. Com 18 balanças a mais funcionando em 2010, a porcentagem de veículos com excesso de peso diminuiu em relação ao ano anterior.
“Isso é indício de que o fator educativo dos postos de pesagem estão funcionando”, declarou o coordenador geral de Operações Rodoviárias do Dnit, Luiz Cláudio Varejão. Em sua avaliação, os transportadores vão adequando suas cargas dentro dos limites para não serem multados. O coordenador ressalta que essa tendência pode ser bem analisada comparando o volume médio de excesso por veículo registrado nos dois anos. Enquanto em 2009 o excesso médio por veículo foi superior a uma tonelada (1.167 kg), em 2010 ficou abaixo (968 kg). “Uma redução de 17% na média de excesso registrada por veículo”, conclui.
Com o aumento de postos de pesagem, o número de veículos com excesso de peso nas estradas tende a diminuir. Isso pode resultar em menos danos ao pavimento, menos gastos com manutenção e, acima de tudo, menos riscos de acidentes.
“Os caminhões com excesso de peso provocam prejuízo, já que o Governo federal gasta mais para fazer a manutenção das estradas. A maioria dos acidentes graves que envolvem veículos de grande porte é causada pelo excesso de peso”, afirmou o presidente da ONG SOS Rodovias, José Aparecido Ribeiro. Ele defende a instalação de pelo menos cinco balanças na BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Leste do Estado. Segundo ele, a rodovia recebe o tráfego de carretas e caminhões das indústrias do Vale do Aço e de João Monlevade.
Fonte: DeFato Online
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