“Dnit apresenta projeto de duplicação da BR-381 durante audiência pública”
Pessoas que usam a rodovia puderam participar e tirar dúvidas na reunião.
Obras vão começar pelo trecho mais perigoso da estrada.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) apresentou o projeto de duplicação da BR- 381 durante uma audiência pública nesta quinta-feira (5), em Belo Horizonte. Pessoas que usam a rodovia puderam participar e tirar dúvidas na reunião. Essa é a última etapa antes do início da licitação da obra, que será dividida em dez lotes e está orçada em quase R$ 3 bilhões de reais.
Uma exigência da lei antes da licitação ser aberta é que a duplicação comece pelo trecho mais perigoso: são 70 Km de Belo Horizonte até São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central do estado. De acordo com o projeto, trechos de subidas e descidas vão ser reduzidos. Cerca de quarenta pontes, passarelas e pistas laterais e viadutos vão ser construídos.
Somente no trecho de Belo Horizonte a Caeté são pouco mais de setenta curvas. Com a obra, metade delas vai desaparecer e o restante vai ganhar um novo traçado para oferecer mais segurança aos motoristas. Com a duplicação e as correções no traçado, a velocidade máxima permitida, em alguns pontos, vai subir de 60 para 80 quilômetros por hora.
A BR-381 tem poucos pontos de ultrapassagem, o que facilita as batidas de frente. Nela foi registrado o maior número de acidentes com mortes em 2010. Estudos mostram também que o trecho já não suporta o grande movimento de carros. Segundo o Dnit, são quase 28 mil e 500 veículos por dia, a maioria deles é de caminhões.
Segundo o Dnit, as apresentações do projeto atendem a uma exigência da Lei de Licitações, nº 8.666, que determina a realização de audiências públicas antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões.
Fonte: G1 MG
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“Confirmado início das obras da BR-381 para outubro deste ano - Radio Itatiaia”
Ao todo serão investidos cerca de RS 4 bi nas obras de duplicação da BR 381
06 de Maio de 2011 por Débora Ferreira
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) confirma o início das obras na BR-381, de Belo Horizonte a Caeté, para outubro deste ano. No total, devem ser gastos cerca de R$ 4 bi.
Os detalhes do projeto de duplicação de dois lotes da BR-381 já foram apresentados pelo DNIT. De acordo com o superintendente do órgão, Sebastião Donizete, os recursos já estão assegurados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Serão reduzidas o número de curvas na rodovia, bem como a construção de 40 pontes.
Com início das obras em outubro deste ano, o prazo para o final da primeira etapa é de aproximadamente três anos. " Cada trecho tem uma perspectiva de termino de três anos. Se as obras começarem no mesmo período, o tempo gasto será curto", afirmou. Vale lembrar que ao todo dez lotes passarão por obras, o que pode prolongar o fim da duplicação na rodovia.
Ainda de acordo com o superintendente, para o lançamento dos outros lotes ainda é preciso concluir o projeto. Quanto ao dinheiro, Donizete afirmou que a verba está garantida. " Essa obra está no PAC e é uma das obras prioritária do governo federal", concluiu.
Fonte: Rádio Itatiaia
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Duplicação.Prazo, no entanto, vale para apenas 70 km dos 310 km entre a capital e Governador Valadares
“Dnit diz que obra da 381 só fica pronta depois da Copa”
Ponte que afundou no rio das Velhas está incluída nesta primeira etapa
FLÁVIA MARTINS Y MIGUEL
FOTO: CRISTIANO TRAD - 12.12.2010Esperança. Sofrimento dos motoristas com congestionamentos e acidentes na rodovia é constante
Depois de mais de três anos de espera desde o anúncio das obras de duplicação dos 310 km da BR-381 que ligam Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prometeu ontem o início das intervenções para outubro deste ano, mas em apenas 70,4 km. O trecho - de Belo Horizonte ao rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo - representa dois dos dez lotes que integram a obra.
Pelo cronograma da superintendência do órgão em Minas, os usuários só verão a primeira etapa da obras concluída daqui a três anos, após a Copa de 2014.
Isso se a burocracia das licitações não emperrar ainda mais a programação. "Mas nós temos que trabalhar para tentar finalizar a obra antes da Copa. Havendo normalidade no processo licitatório, podemos ter um prazo menor do que está estabelecido no contrato", disse o superintendente do órgão em Minas, Sebastião Donizete.
Os oito lotes restantes, que compreendem os 240 km até Governador Valadares, segundo Donizete, estão em fase de conclusão de projetos, mas sem qualquer previsão de serem licitados. Orçada em R$ 4 bilhões, a duplicação da BR-381 está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Os dois lotes apresentados pelo Dnit, ontem, durante audiência pública, estão orçados em R$ 800 milhões e incluem a construção da ponte sobre o rio das Velhas, em Sabará, que sofreu afundamento na véspera do feriado da Semana Santa. Pelo menos R$ 35 milhões serão usados para o pagamento de famílias que vivem no entorno da rodovia e terão que ser desapropriadas.
Além da duplicação, o trecho de 70,4 km vai contar com pelo menos 38 obras de arte, nome técnico utilizado para pontes, viadutos e passagens de nível. Quinze passarelas para pedestres também serão instaladas nessa fase. O Dnit informou que os dois lotes serão feitos simultaneamente.
Segurança. De acordo com o presidente da Comissão de Fiscalização dos Projetos da BR-381 no Dnit, Carlos Rogério Caldeira de Lima, as mudanças na rodovia terão impacto direto na redução dos acidentes. "O padrão da rodovia está sendo mudado. O grande número de veículos pesados, que são mais de dois terços do total que usa a BR, precisa de espaço para frear, por exemplo".
Fonte: O Tempo
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Curvas
Velocidade média vai a 80 km/h
A velocidade média na BR–381 após as intervenções prometidas pelo Dnit vai aumentar de 60 km/h para 80 km/h, conforme os dados do projeto executivo mostrado ontem. A mudança vai ocorrer em função da alteração do traçado nas curvas que tornam a rodovia uma das mais perigosas do país.
De acordo com os engenheiros do projeto, as curvas da rodovia apresentam um raio de 100 m, o que torna o traçado perigoso e propício a acidentes. As intervenções irão aumentar para 235 m o raio das curvas.
"O importante a ser levado em consideração é a condição que as curvas são construídas e não retirá-las. Temos, hoje, raios de curvas pequenos, o que as tornam muito perigosas para trafegar. Mas a classe da rodovia vai mudar, e o traçado também, então esse será o ganho para o motorista", disse o engenheiro do Dnit, Carlos Rogério Caldeira de Lima.
De acordo com o órgão federal, pelo menos 250 curvas fazem parte do trajeto de 70 km que será duplicado nesta primeira etapa. Nele, está a curva do KM 430, logo após Caeté, considerado o trecho mais perigoso da 381. (FMM)
Fonte: O Tempo
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Privatização
Em 2009, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), órgão do governo federal, apresentou um projeto para a privatização do trecho de 310 km da BR–381 entre a capital e Governador Valadares.
Em março do ano passado, a concessão para a iniciativa privada foi descartada pela União, que entregou novamente a responsabilidade das obras estruturantes no trecho para o Dnit.
Fonte: O Tempo
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“BR-381 terá novo traçado com fim das curvas da morte”
Rodovia não passará mais por João Monlevade, cuja estrada de acesso passará a se chamar 262
Celso Martins - Repórter - 6/05/2011 - 03:55
REPRODUÇÃOA duplicação vai eliminar várias curvas acentuadas com construção de viadutos, como este em Caeté
Os municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Rio Piracicaba e Bela Vista de Minas, localizados na Região Central do Estado, vão ficar fora do traçado da BR-381 após a duplicação da rodovia. O projeto elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê uma nova rota do Rio Una, em Barão de Cocais, até Nova Era.
Ainda não há uma previsão de quando as intervenções nesse lote - chamado de 9 - começam. Já nos lotes 7 e 8 os trabalhos devem começar em setembro. Estes dois englobam o trecho do Anel rodoviário, a partir da Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, até Barão de Cocais. O custo será de R$ 770 milhões. Os detalhes do projeto foram apresentados em uma audiência pública realizada na quinta-feira (5), na sede do Dnit.
São 69 quilômetros a serem duplicados entre Belo Horizonte e Barão de Cocais. Neste trecho serão construídas 64 pontes, viadutos, passarelas de pedestres e trincheiras. A maior obra de arte, como são chamadas este tipo de construção, será um viaduto de 600 metros de extensão. Ele será erguido após o trevo de Caeté e eliminará uma das curvas mais perigosas da BR-381.
O engenheiro do Dnit Carlos Rogério Caldeira, que apresentou o projeto de duplicação, informou que após a conclusão da obra a velocidade média dos veículos, que hoje é de 60 quilômetros por hora, passará para 80 quilômetros por hora. Além disso, as curvas acentuadas serão praticamente eliminadas, permitindo que o veículo trafegue com mais segurança a essa velocidade.
Edital da licitação será publicado até junho
O superintendente do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, informou que até o início de junho será publicado o edital para a licitação que vai escolher as empresas que vão executar as obras. Depois desta etapa, serão iniciados contatos com proprietários de casas, comércio e de terreno para a desapropriação. Segundo ele, a previsão de conclusão das obras nestes lotes é de três anos.
O lote 7 vai do Anel Rodoviário até o trevo de Caeté. Nos acessos aos bairros São Gabriel, Nazaré e Eymard, em Belo Horizonte, serão construídas trincheiras que vão desviar o trânsito de veículos do Anel Rodoviário. O lote 8 vai do trevo de Caeté até o Rio Una, pouco antes de São Gonçalo do Rio Abaixo.
Segundo o Dnit, a partir deste ponto até João Monlevade, a BR-381 vai voltar a se chamar BR-262, antigo nome da rodovia. Este trecho vai ser revitalizado e em alguns pontos a pista será duplicada. "O prejuízo para João Monlevade será muito grande. Os postos de gasolina, hotéis e restaurantes, principalmente os que funcionam como paradas de ônibus, vão sofrer com o desvio da BR-381 para Nova Era", afirma o presidente do Instituto Solar, Clésio Gonçalves, que participou da audiência. O Instituto Solar é uma organização não-governamental que trabalha na prevenção de acidentes na BR-381. De acordo ele, em João Monlevade os comerciantes estão preocupados com os prejuízos que podem ser provocados com a mudança do traçado.
A ponte do Rio das Velhas, interditada no dia 20 de abril, terá sua construção adaptada para receber o novo traçado de duplicação da BR-381.
Fonte: Hoje em Dia
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“Deputado apresenta questionamentos em audiência sobre BR”
BELO HORIZONTE – Desapropriações, indenizações, implantação de balanças para controle do peso de cargas ao longo da BR-381, licenciamento ambiental da obra e a execução das obras nos lotes de 1 a 6 da duplicação da BR-381, trecho Norte. Esses foram alguns questionamentos apresentados pelo deputado José Célio Alvarenga, o Celinho do Sinttrocel (PCdoB), durante as audiências públicas promovidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para discutir o projeto executivo de duplicação dos lotes 7 e 8 da rodovia, que compreendem um trecho de 69 quilômetros entre Belo Horizonte e o rio Una.
“É um projeto de grande impacto e que vai interferir no cotidiano de milhões de pessoas que transitam e vivem nas margens da BR-381, por isso acredito que todas as abordagens devem ser feitas e esclarecidas”, afirmou o deputado.
Como resposta aos questionamentos, o deputado foi informado pelo superintendente do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, que o órgão já está fazendo o levantamento dos proprietários a serem desapropriados ao longo da BR e que ainda não tem uma previsão sobre o número de balanças a serem instaladas.
Quanto ao impacto ambiental da obra, Sebastião Donizete afirmou que o prazo para execução da obra é de 36 meses e que as autorizações ambientais já estão sendo providenciadas. Quanto aos lotes de 1 a 6, que liga João Monlevade ao Vale do Aço, o Dnit afirmou que o trecho já se encontra em fase de estudo técnico e que, em breve, serão divulgados à sociedade os prazos para execução.
O parlamentar está otimista em relação às obras. Segundo ele, a duplicação será uma realidade, pois há empenho do governo da presidente Dilma Rousseff com garantia do próprio ministro do transporte, Alfredo Nascimento.
Ponte
O deputado enfatizou a importância de conhecer os projetos para a 381, e esclareceu que as ações emergenciais para a Ponte dos Borges, sobre o Rio das Velhas, fazem parte do pacote. Segundo ele, o Dnit informou também que foi criado um grupo de trabalho para discutir as intervenções do órgão no local, para minimizar os transtornos provocados a usuários e população que vive próxima à ponte. Segundo Celinho do Sinttrocel o grupo de trabalho tem a participação do Dnit, DER, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal, BHTrans, Sest/Senat, além das prefeituras de Santa Luzia, Sabará e Caeté.
Fonte: Diário do Aço
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R-381
“Dnit responderá por omissão”
Parlamentares querem que MP Federal vá à Justiça para obrigar departamento a arcar com prejuízos e a se pronunciar sobre falta de manutenção que terminou com a queda de ponte
Álvaro Fraga
Paulo Filgueiras/EM/D.A PressDono de terreno usado como canteiro de obras se diz preocupado com lançamento irregular de entulho e intervenções em área de preservação
A interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na BR-381, pode ir parar na Justiça. Deputados estaduais do Bloco Parlamentar Transparência e Resultado e do Bloco Parlamentar Social encaminham hoje à Procuradoria Geral da República em Minas Gerais representação pedindo que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) seja responsabilizado civil e criminalmente pelos prejuízos causados aos usuários, moradores e empresários dos municípios atingidos pela interrupção da passagem na rodovia, desde 20 de abril.
Segundo os deputados, a representação foi a única opção que restou, depois de eles terem buscado o caminho do diálogo e da negociação, sem sucesso. De acordo com o deputado Bonifácio Mourão (PSDB), líder do Bloco Transparência e Resultado, a queda da ponte comprova o descaso do Dnit em relação à manutenção da malha viária federal em Minas. "A ponte foi construída na década de 1950, com capacidade para receber 500 veículos/dia, com limite de carga de 7 toneladas. Mas, nos últimos anos, passavam por ela cerca de 60 mil veículos/dia, alguns com carga de até 40 toneladas. Isso mostra que nada foi feito para resolver o problema da estrutura, até que ela caiu”, disse o parlamentar.
João Leite (PSDB) relacionou os prejuízos que a interdição da BR-381 está trazendo para a população, empresas, meio ambiente e até para a história de Minas. “O trânsito pesado em Santa Luzia ameaça o acervo histórico da cidade, assim como o de Sabará. Na BR-356, cheia de buracos e usada como desvio, o trânsito pesado também é ameaça a Ouro Preto e Mariana. Isso sem falar nas empresas do Vale do Aço, que precisam escoar sua produção e estão tendo perdas com o aumento do percurso e a demora na entrega das cargas”, afirmou.
REMÉDIO JUDICIAL
A esperança dos parlamentares é de que a Procuradoria Geral da República, a exemplo do que já ocorreu com o Dnit em outras situações, consiga na Justiça fixar multas pesadas em caso de atraso na construção da ponte que vai substituir a que está sendo demolida. “Como não tivemos respostas ao nosso apelo, fomos buscar o remédio judicial contra a ineficiência e o descaso”, afirmou Bonifácio Mourão.
Segundo a assessoria do Dnit, a diretoria do órgão não foi informada sobre a representação que os deputados vão encaminhar ao Ministério Público Federal e só se pronunciará quando for oficialmente notificada.
Fonte: Estado de Minas
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“Faltam explicações oficiais para invasão”
Paulo Filgueiras/EM/D.A PressTransporte de cargas é um dos setores mais prejudicados pela interdição. Regras especiais vão beneficiar caminhões de Santa Luzia e Sabará
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não consegue explicar a invasão de área particular nos arredores da ponte interditada no Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, em Sabará, na Grande BH. Questionada sobre as razões para a ocupação do terreno, usado como base para as operações emergenciais na região, a assessoria de imprensa do órgão informou desconhecer os motivos para a invasão do imóvel.
Depois da denúncia da ocupação, feita pelo dono do terreno, o empresário Ademir Guimarães Serra, de 46 anos, a única providência do Dnit foi uma conversa informal com o proprietário. O encontro ocorreu ontem de manhã, nas proximidades da ponte. O representante do Dnit, o engenheiro Alexandre Oliveira, pediu a Ademir que formalizasse suas queixas e as encaminhasse, por e-mail, à direção do órgão.
A orientação não agradou ao empresário, que esperava que o Dnit se responsabilizasse por tudo o que está sendo feito em seu terreno. “Eles não assumiram nada. Apenas me pediram para enviar reivindicações", disse o dono da área, que não esconde sua preocupação com os prejuízos que poderá ter com a atitude do departamento federal.
O maior temor do empresário é o impacto ambiental das obras para construção das pontes provisórias de metal, que serão instaladas pelo Exército, e da passarela metálica que está sendo montada pelo Dnit e que deve ficar pronta até domingo. Segundo Ademir, as empreiteiras contratadas para executar as obras estão desmatando área de preservação permanente e despejando entulho de forma ilegal.
CARGA PESADA
A Prefeitura de Santa Luzia informou ontem que vai distribuir selos para que as empresas que operam no distrito industrial do município e em Sabará possam receber insumos e despachar mercadorias, diante das restrições ao tráfego de veículos pesados na região. A partir de hoje, será distribuído um adesivo especial de identificação, que caminhões com até 15 metros de comprimento e capacidade de carga de até 30 toneladas terão de usar no vidro dianteiro.
Com essa identificação, os veículos poderão passar pelas barreiras que impedem a circulação de caminhões pesados pela Avenida Beira-Rio, a AMG-145. Os selos serão distribuídos às empresas que se cadastrarem na sede da prefeitura. Em princípio, serão entregues 1,2 mil unidades, que serão repassadas aos caminhoneiros. A iniciativa da prefeitura tenta resolver um problema de logística das indústrias e empresas de serviços instaladas na região e que estão praticamente isoladas desde 20 de abril, quando a ponte no Rio das Velhas cedeu e foi interditada nos dois sentidos.
Fonte: Estado de Minas
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Justiça. Deputados acionam Procuradoria da República pela restituição de danos e agilidade nas obras
“Ação cobra prejuízos da União”
Comissão exige que Dnit pague por impacto em cidades históricas
GABRIELA SALES
FOTO: SAMUEL AGUIAR - 5.5.2011Problema. Demolição da ponte causou transtornos a moradores e motoristas de Sabará, que terão de aguardar seis meses por uma nova
Os prejuízos causados pela interdição da ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, poderão recair sobre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ontem, uma comissão de deputados estaduais que compõem o bloco Transparência e Resultado protocolou ação civil contra o órgão na Procuradoria da República em Minas Gerais. Os parlamentares exigem ressarcimento financeiro aos moradores e ao patrimônio histórico dos municípios afetados pelos desvios, além de pagar pelos danos ambientais.
O valor da causa deverá ser calculado pela Justiça. "É inconcebível que milhares de pessoas, entre usuários e moradores dos municípios vizinhos sejam prejudicados pelo descaso e incompetência administrativa do Dnit", destacou o deputado Bonifácio Mourão (PSDB), líder da comissão.
Na representação, os parlamentares exigem que o governo federal, por meio do Dnit, realize vistorias em todas as pontes, viadutos e elevados situados nas rodovias sob sua jurisdição.
Em relação aos ressarcimento financeiro, João Leite (PSDB) diz que os municípios foram penalizados pelo aumento do tráfego. "Isso resultou na deterioração das condições de circulação e conservação das vias urbanas e, principalmente, do patrimônio histórico", afirmou. Para ele, os problemas poderiam ter sido evitados caso o Dnit realizasse regularmente a manutenção das rodovias federais.
Os parlamentares esperam que a Procuradoria da República determine também agilidade na construção de uma ponte provisória, em estrutura de aço, destinada aos veículos leves. A definitiva tem previsão de sair do papel em seis meses. "A população está passando por muitos transtornos. Estamos preocupados, principalmente, com a segurança das pessoas que precisam atravessar aquele trecho", disse o deputado estadual Rômulo Viegas (PSDB).
Placas. A iniciativa de acionar judicialmente o Dnit foi tomada após o sucesso de outra ação civil pública, em que o órgão foi obrigado a realizar manutenção de limpeza e conservação das placas de sinalização de toda a extensão da BR-262, em agosto do ano passado. "A situação da 381 é de calamidade pública", ressaltou o deputado Bonifácio Mourão.
Para os parlamentares, a falta de planejamento na execução de obras de melhorias e a falta de comprometimento em realizar manutenção nas rodovias favorecem a degradação.
Procurado pela reportagem, o Dnit declarou que desconhece a ação e que não irá se pronunciar até que seja notificado oficialmente pela Justiça.
Fonte: O Tempo
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Frete
“Custo para cargas perecíveis encarece”
Enquanto a população de Sabará espera pelo início da construção da ponte metálica provisória, destinada aos veículos leves – que deve demorar em média 60 dias para ficar pronta –, caminhoneiros que realizam o transporte de cargas perecíveis na cidade calculam os prejuízos.
Com o aumento no tráfego nos desvios e os congestionamentos constantes, mercadorias que precisam chegar cedo em supermercados e sacolões da cidade histórica se perdem no meio do caminho. "Hoje (ontem) tive um carregamento de bananas e hortaliças que não suportou a demora no transporte e acabou se estragando. Se não tivermos uma solução rápida, o transporte de alimento para essa região ficará muito difícil", disse o caminhoneiro Eustáquio da Silva, 42.
Outro prejuízo estimado pela classe diz respeito à diminuição na contratação de fretes na região, em decorrência do custo mais elevado no transporte. Segundo o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga no Estado de Minas Gerais (Sind-Tac), após o afundamento da ponte, o transporte de materiais como aço e ferro passou de R$ 23 para R$ 40 no trajeto. "Tememos que muitas empresas paralisem o transporte, já que a distância aumentou", disse o presidente do sindicato, José Carneiro. (GS)
Fonte: O Tempo
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Autorização temporária
“Carretas voltam a circular hoje”
A Prefeitura de Santa Luzia, na região metropolitana da capital, começa hoje a distribuir um selo que servirá como autorização temporária para o tráfego de carretas utilizadas em operações de carga e descarga nos distritos industriais do município e da cidade vizinha de Sabará.
Os veículos pesados estavam proibidos de circular pela AMG–145, na altura do entroncamento com a BR–381, desde anteontem. Com a identificação especial, que será fixada no vidro dianteiro, caminhões com até 15 m de comprimento e 30 toneladas poderão passar pelo bloqueio.
Ao todo, serão entregues 1.200 selos às cerca de 50 transportadoras cadastradas, que terão a responsabilidade de distribuí-los aos caminhoneiros.
Segundo o Superintendente de Trânsito e Transporte de Santa Luzia, Schneider Carvalho, a medida emergencial pretende amenizar os impactos causados pela interdição da ponte sobre o rio das Velhas, na BR–381. "Até que a ponte provisória seja concluída, precisamos de uma solução para que não haja tantos prejuízos", declarou.
As carretas articuladas ou que não estejam dentro dos critérios para a permissão temporária seguem proibidas de circular no trecho. A decisão foi tomada em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que fará a fiscalização do tráfego no local. (GS)
Fonte: O Tempo
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“Dnit promove audiência pública em São Gonçalo para a duplicação da BR 381”
São Gonçalo do Rio Abaixo -
O Departamento Nacional de Infratestrutura de Transportes (Dnit) realizou em São Gonçalo do Rio Abaixo, na tarde de quarta-feira, 4, a audiência pública referente à obra de duplicação do lote 7 da BR 381, trecho que compreende o percurso de Caeté ao Rio Una, em São Gonçalo, para dar início ao processo de licitação. Na quinta-feira, 5, foi realizada em Belo Horizonte a audiência referente ao lote 8, que prevê a duplicação entre a capital e Caeté.
A audiência atende a uma exigência da Lei nº 8.666, referente a licitações, que determina a sua realização antes da divulgação dos editais de licitação de obras com valores acima de R$ 150 milhões. Ela foi conduzida pelos engenheiros do Dnit-MG Sérgio de Oliveira Costa Garcia e Carlos Rogério Caldeira de Lima, além da presença do superintendente do Dnit-MG, Sebastião Donizete de Souza.
O objetivo foi esclarecer dúvidas, obter sugestões da sociedade e demonstrar a importância do empreendimento que compreende na redução de subidas e descidas e construção de novas pontes e viadutos. Também estão programadas cerca de 40 obras-de-arte especiais de grande porte (pontes e viadutos rodoviários). O projeto prevê ainda a eliminação de curvas em alguns pontos e, em outros, a ampliação do raio de curvatura, aumentando a segurança das novas pistas da rodovia.
Os lotes 7 e 8 tem extensão de 70 quilômetros e, de acordo com os engenheiros a obra custará em torno de R$ 400 milhões, com prazo de execução de 36 meses após a expedição da ordem de serviço. Segundo Carlos Rogério Caldeira, no trecho de 30 quilômetros entre Caeté e São Gonçalo será aproveitado cerca de cinco quilômetros da rodovia velha. Todos os trevos terão passagem de nível inferior e as todas as subidas terão três pistas.
O prefeito de São Gonçalo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho acredita que a duplicação será realizada. "Temos que torcer, rezar, mas o governo está sensibilizado, ainda mais com esse problema recente da ponte sobre o Rio das Velhas, as coisas estão caminhando melhor", disse o prefeito.
Fonte: Jornal Bom Dia
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