terça-feira, 10 de maio de 2011

Municípios do Médio Piracicaba ficam de fora da duplicação da BR 381

Médio Piracicaba -

Vários municípios do Médio Piracicaba vão ficar de fora da duplicação da BR 381. Conforme informou o jornal Hoje em Dia, um novo projeto elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê uma nova rota do Rio Una, em Barão de Cocais, até Nova Era. Com isso, os municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Rio Piracicaba e Bela Vista de Minas vão ficar fora do traçado da BR 381 após a duplicação da rodovia.

Os detalhes do projeto foram apresentados em uma audiência pública realizada na quinta-feira, 5, na sede do Dnit, na capital mineira. Por enquanto, ainda não há previsão de quando as intervenções do lote 9 - referente ao trecho entre São Gonçalo até Bela Vista - começam. Já nos lotes 7 e 8 as obras devem começar em setembro. Estes dois englobam o trecho do Anel rodoviário, a partir da avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, até Barão de Cocais.

São 69 quilômetros a serem duplicados entre Belo Horizonte e Barão de Cocais. Neste trecho serão construídas 64 pontes, viadutos, passarelas de pedestres e trincheiras. A maior obra de arte, como é chamada este tipo de construção, será um viaduto de 600 metros de extensão. Ele será erguido após o trevo de Caeté e eliminará uma das curvas mais perigosas da BR 381.

O engenheiro do Dnit Carlos Rogério Caldeira, que apresentou o projeto de duplicação, informou que após a conclusão da obra a velocidade média dos veículos, que hoje é de 60 quilômetros por hora, passará para 80 quilômetros por hora. Além disso, as curvas acentuadas serão praticamente eliminadas, permitindo que o veículo trafegue com mais segurança a essa velocidade.

Edital

O superintendente do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, informou que até o início de junho será publicado o edital para a licitação que vai escolher as empresas que vão executar as obras. Depois desta etapa, serão iniciados contatos com proprietários de casas, comércio e de terreno para a desapropriação. Segundo ele, a previsão de conclusão das obras nestes lotes é de três anos.

O lote 7 vai do Anel Rodoviário até o trevo de Caeté. Nos acessos aos bairros São Gabriel, Nazaré e Eymard, em Belo Horizonte, serão construídas trincheiras que vão desviar o trânsito de veículos do Anel Rodoviário. O lote 8 vai do trevo de Caeté até o Rio Una, pouco antes de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Segundo o Dnit, a partir deste ponto até João Monlevade, a BR 381 vai voltar a se chamar BR-262, antigo nome da rodovia. Este trecho vai ser revitalizado e em alguns pontos a pista será duplicada.

A ponte do Rio das Velhas, interditada no dia 20 de abril, terá sua construção adaptada para receber o novo traçado de duplicação da BR 381.

Prejuízo

"O prejuízo para João Monlevade será muito grande. Os postos de gasolina, hotéis e restaurantes, principalmente os que funcionam como paradas de ônibus, vão sofrer com o desvio da BR-381 para Nova Era", afirma o presidente do Instituto Solar, Clésio Gonçalves, que participou da audiência. O Instituto Solar é uma organização não-governamental que trabalha na prevenção de acidentes na BR 381. De acordo com ele, em João Monlevade os comerciantes estão preocupados com os prejuízos que podem ser provocados com a mudança do traçado.

Fonte: Jornal Bom Dia

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