quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ponte sobre o Rio Vermelho, em Nova União, também corre o risco de ceder

Prefeito do município averiguou as condições da ponte depois que aquela sobre o Rio das Velhas cedeu; Dnit deve se pronunciar ainda hoje sobre as providências que serão tomadas

PRISCILA COLEN
www.twitter.com/Otempoonline

FOTO: PREFEITURA DE NOVA UNIÃO/DIVULGAÇÃOfoto_11052011113426Estrutura da ponte sobre o Rio Vermelho, no distrito de Nova Aparecida, está comprometida e a situação na ponte sobre o Rio das Velhas pode se repetir.

A interdição da ponte sobre o Rio das Velhas provoca pesadelos a muitos motoristas e moradores da região há quase um mês. Em 20 de abril a ponte cedeu, sendo totalmente interditada para a passagem de veículos e até mesmo de pessoas. E agora a situação pode se repetir, na ponte sobre o Rio Vermelho, no município de Nova União.

O prefeito da cidade, Moacir de Figueiredo, preocupado com a situação da ponte do Rio das Velhas, passou a averiguar qual era a situação das pontes e estradas que passam pelo município. "Este acontecimento despertou curiosidade, então quis olhar o que estava acontecendo dentro da nossa própria casa", afirma.
O problema, segundo um engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, é que uma das estacas que suportam o bloco de sustentação da ponte está separada da estrutura por um vão livre de cerca de 15 centímetros. A ponte, que fica no distrito de Nova Aparecida, e por onde passa um trecho da BR-381 está, portanto, comprometida.

De acordo com Figueiredo, o problema é na parte que foi construída no ano de 1959. Uma outra parte, construída há pouco tempo, para dar largura à via, não sofreu nenhum tipo de abalo. O que o prefeito teme é que o trânsito que passa pela ponte tenha que ser desviado para dentro da cidade que, segundo ele, não tem estrutura para tamanho volume de tráfego.

"A situação não é crítica por enquanto", avalia Figueiredo, "mas a ponte pode vir a ceder com a passagem constante de caminhões e carretas com cargas cada vez mais pesadas", comenta. "Espero que o Dnit venha resolver o problema, ou pelo menos que consiga provar que não se trata de nada grave", argumenta.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que vai se pronunciar ainda hoje sobre a questão. Informou também que o local já havia sido vistoriado antes e depois que a ponte sobre o Rio das Velhas cedeu, e que a situação já era conhecida, mas que "a correção de um problema desses não acontece na noite para o dia".

Fonte: O Tempo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...